Dirigido por Tom McCarthy e inspirado em fatos, Spotlight – Segredos Revelados relembra uma denúncia que chocou o mundo

Texto: Juliana Mel
Imagens: Divulgação

Uma sólida instituição há séculos, a Igreja Católica já utilizou sua poderosa influência para abafar crimes – inclusive, casos de pedofilia cometidos por padres. Porém, em 2002, uma equipe de jornalistas do “Boston Globe” (denominada “Spotlight”) provou que nada ou ninguém está acima da Lei, ao trazer à luz casos de abusos que chocaram a opinião pública. A história dessa investigação é o tema de Spotlight – Segredos Revelados, um sucesso de crítica que, agora, pode ser curtido no conforto do lar.

A ideia de transpor o caso para as telonas foi dos produtores Nicole Rocklin e Blye Pagon Faust, que deixaram o roteiro a cargo de Tom McCarthy (também responsável pela direção e produção do longa) e Josh Singer, que, segundo o diretor, tem o dom de encontrar um “lado humano” até nas tramas mais complicadas. Para recontá-la de modo fidedigno, os realizadores passaram meses fazendo entrevistas com todos os envolvidos, a fim de entenderem o caso sob todos os ângulos.

Desempenhos memoráveis
O mesmo caminho foi trilhado pelo elenco, para que os personagens parecessem críveis. Mark Ruffalo foi o primeiro a assinar com a produção – ele interpreta o repórter Mike Rezendes (na visão de McCarthy, Ruffalo conseguiu imprimir emoção e sutileza ao papel). Já Rachel McAdams – que, no filme, é a jornalista Sacha Pfeiffer – demonstrou talento especial para se conectar com as pessoas, fazendo jus à sua personagem (cuja incumbência era entrevistar vítimas de abuso sexual). O desempenho de ambos foi tão elogiado que lhes rendeu indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante.

Já que a intenção era fazer com que tudo parecesse real, as filmagens se intercalaram entre sets criados pelo desenhista de produção Stephen H. Carter e a sede oficial do “Boston Globe”, o que agregou valor à produção. Determinado a criar uma atmosfera realista para o filme, o diretor apostou em uma estética simples e em uma narrativa mais direta, priorizando, assim, a profundidade do conteúdo.

Mas os esforços da equipe valeram a pena: o filme foi o vencedor em duas das quatro categorias nas quais foi indicado no Oscar 2016: Melhor Roteiro Original e Melhor Filme. Além disso, a produção faturou o SAG Awards e recebeu três indicações ao Globo de Ouro, nas categorias Melhor Filme, Diretor e Roteiro. Spotlight – Segredos Revelados está disponível em DVD e Blu-ray pelo selo Sony Pictures.