Planejar a sonorização de suas festas à beira da piscina é o primeiro passo para um evento de sucesso
Em um dia quente, o que poderia ser mais gostoso do que confraternizar com a família e os amigos nas áreas externas da casa? Porém, o sucesso de uma festa na piscina vai além da escolha da playlist que será tocada na ocasião. A sonorização da festa deve ser pensada de forma criteriosa, para que seus convidados possam imergir em uma autêntica atmosfera de descontração e escutar as músicas selecionadas com o máximo de qualidade.
Antes de tudo, é necessário investir na caixa de som mais adequada a você e ao ambiente onde o aparelho será usado. Gerente de vendas na Frahm, (líder nacional em sonorização de ambientes), Maichel Gerstberger afirma que, no momento da compra do equipamento, os consumidores tendem a cometer o erro de levar mais em conta o visual do produto do que propriamente sua potência e outros quesitos de desempenho.
USO ESPECÍFICO
“A caixa de som para ambiente externo é projetada especificamente para uso em ambientes como jardins, piscinas, pátios e áreas de lazer ao ar livre, a dispersão do som é diferente daquela projetada para ambientes fechados”, lembra o especialista. “Elas são construídas para garantir durabilidade e desempenho contínuo em espaços abertos. Por isso, alguns pontos são essenciais para escolher a melhor caixa de som para ambiente externo e garantir o resultado desejado”.
Tais equipamentos precisam oferecer funções que assegurem não apenas o seu melhor desempenho, como, também, sua durabilidade, já que serão usados em locais sujeitos a chuva e outros fenômenos climáticos. A possibilidade de chuva nos ambientes abertos exige equipamentos de som resistentes à água e à umidade. “Certificações como a IP56 se referem a essa característica, portanto, vale buscar equipamentos com esse indicativo”, destaca Maichel.
POTÊNCIA
No que se refere à acústica, é imperativo levar em conta que quintais e áreas de piscina são mais propícios à interferência de ruídos externos – pessoas conversando, barulho, carros, construções, vizinhos etc. –, o que pode comprometer o som. Avalie a potência da caixa de som, medida em Watts (W), para garantir que ela seja capaz de produzir um som alto o suficiente para preencher o espaço. Considere, também, a qualidade sonora, verificando o tamanho e a quantidade dos alto-falantes.
Uma vez que o equipamento irá permanecer muito tempo em uma área desprotegida, sujeita a variações do clima, o modelo deve ter uma proteção reforçada. A pintura precisa ser adequada ao contato com intempéries. O selo IP classifica os níveis de proteção que a caixa tem. A caixa deve ser selada. Isso vai impedir que qualquer interferência climática danifique o seu material e irá conservá-lo por mais tempo.
Lembrando que, enquanto não há necessidade de aumentar tanto o volume em espaços fechados, no ambiente aberto é preciso avaliar o local. Mesmo que seja uma área aberta, deve considerar como a caixa será utilizada. Por exemplo: uma varanda gourmet de apartamento é um ambiente externo, mas que está muito próximo de outras varandas, além de estar dentro de um condomínio. Ou seja, uma alta potência não será usada nesse ambiente. Por outro lado, se o ambiente externo é um jardim com piscina, uma churrasqueira em um terreno amplo ou área de lazer de uma residência, investir em alta potência faz sentido.
INSTALAÇÃO
Se possível, contrate um profissional para fazer a instalação do equipamento, evitando que fios fiquem pendurados ou que a caixa acústica seja mal incorporada ao espaço. Afinal, parte desses aparelhos são fixados à parede, de forma articulada, permitindo que a caixa seja posicionada no local ideal para propagar o som (para cima, para baixo ou laterais) e ela não deve ser retirada do local. O projeto de sonorização irá identificar os melhores aparelhos para o seu projeto, bem como a melhor posição de instalação.
Já o tempo de vida útil do produto vai depender do clima e região em que for instalado. Entretanto, é possível acrescentar um tempo extra de durabilidade ao aparelho buscando uma área mais protegida para instalá-lo. As caixas de som da Frahm são desenvolvidas para durar até cinco anos, mas podem durar mais.
Ainda, o projeto de som para ambientes abertos requer, além da caixa de som, outros equipamentos, como o amplificador. Isso se deve ao fato de que as caixas de som para ambientes abertos são passivas. Ou seja, precisam receber potência de outro dispositivo, o amplificador. Ao contrário das caixas de som outdoor, o amplificador precisa de um local fechado e protegido.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 213 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!