Entregando o máximo em desempenho, NAD Masters M66 Bluos Streaming Dac/Preamplifier atende às expectativas dos ouvintes mais exigentes
A linha Master Series da NAD, reservada a seus produtos com o máximo desempenho Hi-Fi, assim como em acabamento e componentes eletrônicos, foi recentemente complementada por meio da inclusão do M66, um produto simplesmente espetacular, combinando, em uma só unidade, as funções de pré-amplificador, conversores DAC e ADC, streamer BluOS e aplicativos Dirac Live Room Correction e Dirac Live Bass Correction de otimização da acústica de ambientes.
Em resumo, o M66 representa uma nova classe de produto Hi-Fi, sendo capaz de satisfazer aos ouvintes mais exigentes e a todos que valorizam variedade de recursos, praticidade, um belo design e qualidade de acabamento, que “transpira” classe. Digno de nota é seu lindo display colorido de 7”, notadamente sua apresentação das capas dos álbuns que estão sendo reproduzidos e a visualização de dois VUs indicando o nível dos sinais presentes nos canais esquerdo e direito.
QUALIDADE PRESERVADA
No projeto do M66, a NAD exerceu todos os cuidados para preservar ao máximo a qualidade original de todas as fontes digitais e analógicas. Para isso, essas seções são blindadas, separadas fisicamente, e têm fontes de alimentação independentes. Pelo ajuste de fábrica, todas as fontes analógicas são digitalizadas por meio de um conversor ADC topo de linha da Sabre – o modelo ES9822PRO –, para permitir a utilização dos recursos Dirac com todas as fontes de sinal.
Por outro lado, o M66 possui um modo Analog Direct que seleciona um caminho alternativo para os sinais analógicos, para que não sejam submetidos a processamentos digitais e afetados por interferências, mantendo sempre sua pureza. Já para os sinais digitais, a NAD selecionou o DAC ESS Sabre ES9038PRO, um modelo também topo de linha capaz de proporcionar um desempenho superior com fontes de alta resolução de até 192kHz/24 bits.
Ainda no campo digital, o M66 inclui o inovador circuito Dynamic Digital Headroom (DDH), que tem a função de eliminar distorções por clipagem nos picos de sinal Inter amostragem, preservando sua dinâmica e o realismo do som de instrumentos de percussão, como o das batidas no aro de uma caixa de bateria (rim shots) ou o de pratos, que costumam ter intensos transientes de alta frequência, tornando-os mais limpos e naturais.
GRAVES MAIS PRECISOS
Para acesso a uma variedade de serviços de streaming, inclusive alguns que oferecem áudio de alta resolução de até 192kHz/24 bits, o M66 possui um streamer de rede baseado no elogiado sistema BluOS multiroom de gerenciamento de músicas. Por meio do aplicativo BluOS instalado em um smartphone, tablet ou PC, os ouvintes também podem ouvir músicas contidas em suas bibliotecas particulares, assim como provenientes de milhares de emissoras de rádio de todo o mundo na Internet. O M66 permite, ainda, a decodificação e renderização completa de músicas com codificação MQA.
Um dos principais recursos do M66, a combinação dos aplicativos Dirac Live Room Correction e Dirac Live Bass Control realiza um excelente trabalho na correção de vários problemas ocasionados pela acústica do ambiente onde um sistema de áudio está instalado, entre os quais estão as reflexões, provocadas pelas paredes, piso e teto, e a formação das chamadas ondas estacionárias. Essas ondas desfiguram a reprodução dos sons graves, fazendo que, em alguns locais, se tornem imprecisos e exagerados, enquanto, em outros, fiquem demasiadamente atenuados.
Os resultados da correção desses problemas são ouvidos na forma de graves mais precisos em todo o ambiente, e não apenas na posição ideal de audição, o chamado “sweet spot”, com uma maior integração entre o subwoofer (ou subwoofers) e as caixas acústicas principais, maior realismo tonal e imagem estéreo mais bem focalizada. Em resumo, nas gravações de boa qualidade, o uso dos aplicativos Dirac Live Room Correction e Dirac Live Bass Control proporcionam a incrível experiência de estarmos ouvindo música ao vivo.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
O M66 é extraordinariamente bem equipado em termos de opções de entradas e saídas, atendendo às necessidades até dos sistemas mais completos:
▪ Entrada para estágio de fono super silencioso para cápsulas MM e MC com uma precisa equalização RIAA, margens elevadas de sobrecarga e filtro infrassônico;
▪ Amplificador exclusivamente para fones de ouvido, com baixa impedância e elevada tensão de saída;
▪ Quatro saídas balanceadas (XLR) e quatro RCA para subwoofers;
▪ Porta HDMI com eARC;
▪ Duas entradas S/PDIF digitais ópticas e duas coaxiais;
▪ Dois pares de entradas analógicas RCA e um par de entradas XLR balanceadas;
▪ Entrada digital AES/EBU balanceada;
▪ Dois slots de expansão MDC2 para o acréscimo de futuros recursos.
Complementando sua lista de recursos, o M66 inclui suporte para AirPLay da Apple, Tidal Connect, Spotify Connect, assistentes virtuais Alexa e Siri e integração com sistemas de automação residencial, como o Piero da Som Maior.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 216 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!