Testamos a Smart TV QLED 4K Q80T, da Samsung

Testamos a Smart TV QLED 4K Q80T, da Samsung, um modelo que surpreende nos quesitos desempenho, design e interatividade

Por Eduardo Torelli Fotos Edgar Klein e Divulgação

A tecnologia deve estar sempre um passo à frente das expectativas do consumidor, que exige cada vez mais de um televisor. Hoje, espera-se que esses equipamentos, além de uma imagem cristalina e funções avançadas, também possuam um design à altura dos mais rebuscados projetos de decoração. E se for possível agregar alguns diferenciais extras – por exemplo, recursos que otimizem a experiência dos gamers ou atributos sonoros que aprimorem nossas horas de entretenimento –, tanto melhor!

No modelo testado pela reportagem da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia – a poderosa Smart TV QLED 4K Q80T, disponibilizada em três tamanhos: 55”, 65” e 75”, a Samsung reuniu muitas dessas qualidades. O resultado é uma TV que surpreende e satisfaz em várias instâncias: design, desempenho, interatividade e facilidade de uso. Com 55”, o televisor submetido a teste se saiu bem em todas as tarefas que lhe foram atribuídas. E ainda nos rendeu algumas boas horas de diversão enquanto o avaliávamos!

Design elegante

De cara, chama atenção a inteligência do projeto da TV, cuja montagem foi feita em poucos minutos e sem nenhum esforço. Apesar de suas proporções generosas, o aparelho é leve e encaixa-se rápida e precisamente ao seu suporte, requerendo apenas o uso de quatro parafusos. Devidamente montada, a Q80T estava pronta para mostrar a que veio.

O design é bonito e minimalista, como o requerem as atuais tendências estéticas para esses equipamentos. Além das bordas infinitas (que destacam ainda mais as imagens apresentadas na tela), a TV oferece uma solução de canaletas exclusiva, que esconde os cabos de conexão por trás do corpo do aparelho. Desse modo, sua sala ou home theater terá um visual mais clean e elegante.

Para que o modelo tenha uma presença ainda mais discreta na sala, a TV oferece o recurso Modo Ambiente 3.0. Quando você não estiver utilizando a Q80T para assistir a seus filmes e séries favoritos, a tela pode exibir lindas imagens artísticas, que tornam o aparelho uma peça de decoração.

Uso amigável

O uso da TV é bastante intuitivo e amigável. Assim que o televisor foi ligado, nosso smartphone Samsung o “reconheceu” no ambiente, permitindo a pronta conexão entre os dois aparelhos. Na Q80T, o Comando de Voz por meio de múltiplos assistentes pessoais, somado ao Controle Remoto Único (que reconhece outros dispositivos compatíveis conectados ao televisor e também os controla), permite uma utilização bastante dinâmica do aparelho. Entre outras funcionalidades bacanas oferecidas pelo modelo está a “multitela”, por meio da qual, simultaneamente, você assiste a um filme ao mesmo tempo em que visualiza a tela de seu smartphone na TV.

Logo no início do teste, surgiu na tela a opção “Uso de Modo Inteligente”. Ao aceitá-la, o televisor automaticamente passou a nos oferecer som, brilho e volume otimizados por meio de uma criteriosa análise das condições do ambiente em que a TV estava (uma sala ampla e com muita luminosidade natural). Outra funcionalidade útil é que, ainda na fase de configuração do aparelho, o consumidor é convidado a fazer um teste do controle-remoto, o que lhe dá uma oportunidade de se habituar com os comandos e exercitar sua utilização antes de começar a usar o televisor. De modo geral, a usabilidade do aparelho é intuitiva e amigável.

Assim que começar a assistir TV, você verá uma enorme lista de aplicativos na tela, com as mais variadas opções de conteúdos para curtir em casa: Netflix, Prime Video, HBO Go e muito mais. E usando o aplicativo SmartThings, você poderá transformar a TV em uma central de automação da residência, controlando aparelhos inteligentes da casa e até criando programações que atendam às suas rotinas diárias.

Imagens realistas

No quesito “desempenho”, a Q80T entrega tudo o que promete. Entre outros fatores, isto se deve à tecnologia Direct Full Array 8x, que permite ao modelo garantir uma experiência mais realista de imagem. O ajuste preciso do brilho gera tons escuros mais profundos, que realçam os conteúdos exibidos na tela. Aliado a isso, o poderoso processador Quantum 4K confere a quase tudo o que é reproduzido na TV uma resolução próxima à 4K. Foi possível notar a eficiência combinada desses processos quando assistimos a atrações disponíveis na TV aberta (nem sempre disponibilizadas com o máximo de qualidade).

Em comparação a outros produtos similares que testamos no passado, a TV surpreendeu por seus altos níveis de nitidez e detalhamento. Mesmo com o rosto bem próximo da tela, não foi possível notar imperfeições nas imagens. O brilho e o contraste obtidos só podem ser definidos como “cinematográficos”, o que também comprova a eficácia da equalização automática feita pelo aparelho com base nas características do ambiente.

A coisa ficou ainda melhor quando assistimos a vídeos em 4K disponíveis na internet. A definição das cores foi incrível, assim como a consistência das imagens exibidas. Sem exagero: ao assistir a um vídeo sobre a Natureza, você tem a impressão de que conseguirá sentir a textura das flores e animais se tocar a superfície da tela. A noção de profundidade é tamanha que é como se você estivesse assistindo a um filme em 3D sem usar óculos especiais. Nesse sentido, é difícil bater a qualidade das TVs QLED, cuja tecnologia de Pontos Quânticos (que entrega 100% de volume de cor) ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Lembrando que, se você é o tipo de espectador que não se contenta com o streaming e a TV aberta e gosta de assistir a conteúdos gerados por outras fontes (por exemplo, um Blu-ray player), a Q80T oferece uma vasta quantidade de conexões na parte traseira do painel. Ou seja: você poderá incrementar ainda mais sua programação e ter outras opções de entretenimento além daquelas encontradas na TV convencional e nas plataformas de conteúdos.

Games

Em nosso teste, também acessamos o jogo Cyberpunk no YouTube. Ficamos boquiabertos com as imagens em 4K dos carros e personagens que se digladiavam na tela e comprovamos que a TV tem tudo para agradar aos gamers (aliás, um público muito exigente no que se refere à qualidade de imagem). Lembrando que a Q80T ganhou o prêmio de Inovação em Games na CES deste ano por contar com tecnologias que potencializam a emoção dos jogos, diminuindo o tempo de resposta, minimizando a quebra das imagens e otimizando a exposição de luz em cenas mais escuras.

Seja durante uma partida ou ao assistir a seus filmes prediletos, você notará que a TV consegue reproduzir cenas ambientadas em locais escuros com total precisão e realismo. E para os aficionados por jogos, o recurso “multitelas” é uma proverbial “mão na roda”: enquanto jogam, eles poderão buscar dicas de outros jogadores que aprimorem o seu desempenho no game.

O som imersivo é outro ponto positivo do modelo: nenhuma distorção foi notada durante o teste, mesmo quando aumentamos exageradamente o volume. Sem as desagradáveis reverberações, suas sessões de filmes, séries e jogos serão muito mais satisfatórias. A TV ainda conta com o recurso Áudio em Movimento, no qual o som acompanha a movimentação dos personagens e objetos da cena (o que é possível graças a alto-falantes espalhados pela tela). E se você conectá-la a um soundbar compatível, terá uma sensação de “som surround” completa, pois os dois equipamentos trabalharão em sincronia para criar o palco sonoro ideal para as suas horas de entretenimento.

Vale lembrar que o produto oferece dez anos de garantia contra o efeito “Burn-in” (quando imagens estáticas, reproduzidas durante longos períodos de tempo, acabam sendo absorvidas pela tela do aparelho), uma certeza a mais de que você terá um excelente retorno em seu investimento, além de total satisfação em suas horas de lazer. Enfim: se você busca diversão, excelência técnica e um design arrojado em um só produto, adicione a Q80T à sua lista de desejos. Você não vai se decepcionar!