Por Kauê Melo, diretor da divisão de B2B e monitores da Samsung Brasil
As empresas brasileiras ainda estão se recuperando dos impactos causados pela pandemia, muitas delas em busca de soluções para retornar aos patamares que ocupavam até o início de 2020. Os setores de varejo e serviços, principalmente, estão se readaptando para reconquistar uma clientela que se acostumou a fazer quase tudo de casa, incluindo todo tipo de compras. O desafio, neste cenário, é encontrar a melhor forma de comunicar, ou melhor, se reconectar com antigos clientes e conseguir engajamento de novos.
Existem algumas respostas para isso, que passa pelo entendimento de que o que realmente chama a atenção do consumidor, seja uma oferta, um produto ou uma condição especial de pagamento, fica marcado na memória, e, consequentemente, tem mais chances de ser considerado na hora da compra. Para se destacar entre os concorrentes e alavancar as vendas, as empresas nos setores de serviços e varejo podem investir em tecnologia para atuar em toda jornada do cliente, desde atrair sua atenção para o ponto de venda, até interagir com o mesmo de maneira a promover a melhor experiência dentro do local por meio de soluções baseadas em sinalização digital e monitores profissionais de grande escala.
No médio e longo prazos, essas soluções são maneiras econômicas de alcançar mais clientes de um jeito muito mais prático. A fácil operação das soluções, as atualizações automáticas dos conteúdos e informações exibidas, que podem ser feitas de forma remota e em tempo real, além do dinamismo para posicionar os monitores em diferentes pontos do estabelecimento, são alguns dos diferenciais.
Outro benefício é a possibilidade de usar várias telas ou uma única tela de grandes proporções em uma área de trânsito intenso de pessoas. Graças às tecnologias embarcadas (já existem telas de 8K e display antirreflexo, por exemplo), a empresa garante uma ótima visibilidade de suas mensagens para estreitar o nível de comunicação visual entre a empresa e o público.
Em resumo, as soluções de monitores e painéis digitais também servem para exibir diferentes tipos de conteúdo de maneira assertiva, substituindo folhetos, cardápios impressos e cartazes em vitrines por uma gama de alternativas modernas, fáceis de usar e 100% adaptáveis às necessidades do negócio. Na prática, a sinalização digital significa que tudo, desde mudar o preço, substituir uma oferta, acrescentar, excluir ou mesmo editar a descrição de um produto ou serviço, entre várias outras possibilidades, pode ser feito em minutos, de maneira local ou remota, centralizada ou decentralizada.
O mais importante é que toda mensagem exibida em um monitor profissional, animada ou estática, chama mais atenção, engaja e converte mais do que qualquer cartaz ou banner impresso. É algo que faz toda a diferença na dinâmica com o consumidor, trazendo resultados positivos e impulsionando o bom desempenho da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.