Sala de Jantar: sugestões para peças de iluminação incríveis

Muito mais que um ambiente para as refeições do dia a dia, a sala de jantar é protagonista das confraternizações de família e amigos. Por isso, nada melhor do que uma iluminação bem pensada para trazer uma atmosfera convidativa. A Lustres Yamamura, referência no assunto, sugere um cardápio de produtos e soluções interessantes para equipar esse ambiente tão charmoso.

A temperatura de cor mais recomendada para essa área é o branco quente (2400K a 3000K), que resulta em aconchego. Já a intensidade de luz, dada em lúmens (unidade de medida do fluxo luminoso), varia de acordo com a luminária escolhida, o efeito e o gosto do usuário. Mas, de modo geral, para uma sala de jantar de 10 m², ao utilizar uma quantidade de luz por m² equivalente a 3000 lux, pode-se considerar 3000 lm como a intensidade de luz mais adequada. Para alcançar nessa conta, o projeto luminotécnico considera as diretrizes da norma ABNT referente à iluminância de interiores, a NBR 5413.

As peças mais amadas

Lustres: imponentes, eles iluminam o ambiente por completo. Os modelos com cristais costumam ser bastante requisitados, pois são sofisticados e atemporais. No entanto, é essencial ter certos cuidados com o manuseio e a limpeza periódica das peças. Outras opções mais simples e neutras também são bem-vindas, principalmente, em casos de espaços com dimensões limitadas.

Pendentes: é possível arriscar com a criação de diferentes composições, ao alternar modelos da mesma linha, o que ajuda a quebrar a monotonia. É preciso verificar a altura do pé-direito ideal para cada peça e a proporção recomendada em relação à mesa. Apesar de não ser uma regra, é indicada uma proporção de um para dois, ou seja, no caso de uma mesa de 2 m de largura, a peça sugerida deve ter, no máximo, 1 m. Para o comprimento, as dimensões são variáveis, principalmente quando há composições de produtos. No caso da altura, é recomendado que a base das peças fique de 70 cm a 90 cm de distância da mesa.

Plafons: essas peças coringas são perfeitas para quem não quer arriscar. São produtos mais indicados para aqueles que preferem peças fixas por completo no teto, além de serem recomendadas para diversos estilos e situações.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.