Profissional dá dicas especiais para preservar suas plantas e flores bonitas nos dias frios
Com a chegada da estação mais fria do ano, é preciso ter mais cuidado com as flores e plantas do seu jardim. Afinal, aquela imagem de folhas secas e sem vida é comum no inverno. Conforme explica Danny Braz, engenheiro e fundador da Regatec, isso acontece porque o inverno é um período menos chuvoso, por isso, a irrigação é fundamental se você quer manter seu jardim bonito.
Entretanto, o profissional também lembra que é importante não irrigar em excesso. Por isso, ele indica, dependendo do tamanho do jardim, que vale a pena investir num sistema de irrigação. Com ele, é possível distribuir a quantidade ideal de água para cada tipo de espécie, evitando assim a falta ou o excesso de água para cada uma.
“Outra vantagem é o uso inteligente da água. Esses sistemas trabalham com captação de água de chuva, o que significa economia financeira e consciência ambiental, resultando numa beleza muito mais sustentável”, complementa. De acordo com o especialista, outra dica importante é adubar o solo, pois muitas espécies cessam as atividades durante esse período, enquanto se preparam para a primavera. Portanto, esse é um momento para cuidar da terra, facilitando a oxigenação e intensificando o fortalecimento.
Ele também lembra que algumas plantas são mais resistentes às baixas temperaturas, não exigindo grandes esforços, como é o caso das coníferas e os populares pinheiros. Já as plantas tropicais, hortaliças e árvores frutíferas precisam de mais atenção.
E, para finalizar, ele enfatiza que as plantas requerem poda nessa época. “Retire folhas mortas e galhos secos, mas preserve as que estão com botões. Ao cortar a grama, é importante retirar os resquícios com uma vassoura apropriada, evitando danificar o jardim. É importante que o gramado não receba tráfego, principalmente no início, quando a terra está assentando”, encerra.