Recém-casados num studio: como encaixar esse sonho em 34 m2?

Soluções de marcenaria planejada otimizaram o espaço para que a bagagem dos noivos trazida da casa dos pais coubesse nesse studio.

Pode-se dizer que realizar o sonho de outras pessoas é uma ousadia, mas é isso que os arquitetos fazem o tempo todo. Por ter se especializado na decoração de studios e microapartamentos, o arquiteto Glaucio Gonçalves se debruçou em mais este projeto, desta vez em Pinheiros-SP – em geral, os casais procuram bairros mais descolados, perto do trabalho, próximos do metrô e rodeados de serviços.

A missão, aqui, era fazer caber em 34 m2 toda bagagem que os noivos iriam trazer da casa dos pais. Com um conceito inovador de “pay-per-use” – no qual o morador tem a possibilidade de contratar serviços como uma diarista, lavanderia e até passeador de cães –, o mais importante no projeto é integrar os ambientes, fazer intervenções pontuais, proporcionar comodidade e dar uma sensação de amplitude. “Sem grandes quebra-quebras e com alguns truques e criatividade, é possível vencer a metragem enxuta, proporcionando praticidade, funcionalidade e um pouco de privacidade ao casal”, diz o arquite

“Muito obrigada pelo excelente trabalho! Realmente, o melhor investimento que fizemos foi o arquiteto e toda sua equipe. Estamos muito felizes!

Mensagem dos noivos postada em redes sociais

TRUQUES

Ao entrar nesse apartamento, moradores e visitantes se deparam com a sala de jantar, que foi criada para dar suporte à cozinha. Um dos truques deste projeto para otimizar ao máximo a metragem foi transformar o terraço em cozinha – um espaço para as refeições e convivência. Estrategicamente, a sala de jantar ficou entre a cozinha e a sala de estar, e nos dias de receber visitantes é possível tirar a mesa de jantar, podendo acomodar sentadas em torno de oito pessoas.

Na cozinha, foi aplicada a cor quente laranja – que desperta o entusiasmo e a espontaneidade, sendo uma ótima escolha para salas e cozinhas. Também cria uma atmosfera mais descontraída e alegre.

TUDO ORGANIZADO

Outro truque do arquiteto foi criar um armário de ponta a ponta da parede da sala para os moradores organizarem seus objetos pessoais. Nos studios, soluções de marcenaria planejada são imprescindíveis para otimizar o espaço.

DOLCE FAR NIENTE

O quarto está totalmente isolado. A cama – com cabeceira almofadada – está paralela ao armário, que tem as portas espelhadas para ampliar o ambiente. O projeto de iluminação embutida proporciona mais aconchego.

A TV do quarto está exatamente no mesmo lugar da sala – de um lado, o painel é de madeira com canaletas e, do outro, todo ripado.

TUDO INTEGRADO

O porcelanato de madeira integra todos os ambientes – sala, cozinha e quarto.  Entre as vantagens desse material, é que tem baixa absorção, não mancha, requer pouca manutenção e é durável.

DUAS CARAS

O banheiro ganha “ares” de lavabo com a pia esculpida e armário fechado com espelho. É uma boa opção para que os visitantes se sintam à vontade ao usar o toalete, sem invadir a privacidade dos moradores.

PALETA DE CORES

Cores neutras dão o tom a todo este projeto. O clean é tendência, fazendo qualquer ambiente parecer maior e mais iluminado. Pias brancas – tanto na cozinha, como no banheiro –, criam sincronicidade na composição da decoração. 

 

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.