Com tecido exclusivo, toldo lançado pela Hunter Douglas transforma agentes poluentes em ar limpo e água
Uma líder mundial no ramo de cortinas, persianas e coberturas, a Hunter Douglas traz com exclusividade ao mercado latino-americano o Toldo Green (desenvolvido pela Pureti). Como sugere o nome, o produto é amigável ao meio ambiente e uma resposta ao problema da poluição atmosférica, já que suas propriedades especiais contribuem para a purificação do ar.
Trata-se do primeiro toldo com esse diferencial. O produto utiliza um tecido exclusivo que representa um marco na convergência entre design arquitetônico, tecnologia e qualidade de vida. Quando aplicado em toldos, o material ativa suas propriedades purificadoras ao ser exposto à luz solar. A superfície conta com nanopartículas de dióxido de titânio que promovem reações fotocatalíticas que decompõem poluentes atmosféricos e convertem compostos orgânicos voláteis (VOCs) e óxidos de nitrogênio (NOx) em vapor d’água (H₂O) e nitratos.
BENEFÍCIOS
Patrícia Cayres, Head de Marketing da Hunter Douglas América Latina, ressalta que o lançamento representa um novo capítulo na história da empresa: “Aplicar o tecido Green em nossos toldos materializa nossa visão de criar produtos que transcendam sua função básica, oferecendo benefícios reais para as pessoas e para o planeta”, afirma. “Esta não é apenas uma evolução tecnológica. É uma redefinição do papel dos toldos na arquitetura contemporânea.”
Lembrando que a introdução desta tecnologia no mercado brasileiro e latino americano reforça o compromisso da Hunter Douglas com a inovação responsável. O tecido Green foi reconhecido com o prestigiado Red Dot Award, um dos mais importantes prêmios internacionais que celebra a excelência em design e funcionalidade. Além disso, recebeu reconhecimento do programa Horizonte 2020, da União Europeia, e integra o projeto iSCAPE de descontaminação urbana, reforçando a credibilidade e o caráter inovador de sua tecnologia.
A cada 4m² de tecido Green, o produto neutraliza o equivalente às emissões de automóvel movido a gasolina de 10.000 milhas/ano ou 16.000km/ano. Essa característica posiciona os toldos equipados com a tecnologia como aliados estratégicos na melhoria da qualidade do ar em diversos espaços, seja em contextos urbanos ou em áreas voltadas ao bem-estar e contato com a natureza, oferecendo benefícios que transcendem a função tradicional de proteção solar.
TECNOLOGIA AUTOLIMPANTE
Ainda, o Toldo Green estabelece novos padrões de desempenho no segmento, uma vez que sua tecnologia autolimpante reduz em 70% a necessidade de manutenção, enquanto sua resistência resulta em 60% menos proliferação de mofo comparado a tecidos convencionais. Esses avanços são complementados por uma redução de 55% na concentração de poluentes nos ambientes onde é instalado, segundo uma pesquisa desenvolvida pela organização alemã de pesquisas aplicadas, Fraunhofer-Gesellschaft. Tudo isso, aliado a uma garantia estendida de cinco anos que atesta sua durabilidade excepcional.
Esta matéria foi publicada na edição 231 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e confira a edição completa.