Além do visual diferenciado, peças contemplam mais conforto térmico à área do banheiro
Todos os elementos da decoração podem e devem ganhar uma abordagem criativa. É dessa visão que resultam projetos realmente diferenciados, que às vezes até lançam tendências. Um bom exemplo disso é a forma com que as arquitetas dos escritórios Studio Tan-gram e Oliva Arquitetura incluíram o box em alguns de seus projetos, dando aos ambientes uma atmosfera de spa.
Uma peça mais conhecida por sua funcionalidade, o box pode ser encontrado em uma boa variedade de modelos. Isso permite fazer um uso muito mais interessante desse item em um projeto de decoração. Embora os tipos mais comuns sejam os de vidro, com o tamanho padrão de 1,90m, há modelos do tipo “piso-teto” que podem agradar em cheio aos admiradores do estilo contemporâneo.
Menos umidade e mais conforto
“Com o toque clean que as folhas de vidro propiciam ao estender sua altura até o teto, é possível ousar nos acabamentos”, conta a arquiteta Monike Lafuente, sócia do escritório Studio Tan-gram ao lado de Claudia Yamada. “Fazer a serralheria em preto ou dourado, por exemplo, traz modernidade e foge do comum”. Ainda segundo a especialista, é sempre mais difícil ousar nas cores dos modelos convencionais, pois a barra superior acrescenta informação à decoração e, por isso, na maioria dos casos, acaba recebendo pintura branca.
As arquitetas destacam que, ao fazer uso do box piso-teto na decoração, é preciso levar em conta alguns aspectos práticos. Um deles é a necessidade de dissipação do vapor, razão pela qual o banheiro que irá receber a peça deve ter uma janela na área interna. “Precisamos, necessariamente, oferecer um espaço para o vapor sair”, explica a arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura. “Assim, evitamos o surgimento de mofo no teto e nas paredes”.
Os benefícios que essa opção proporciona são muitos, sendo um deles uma maior sensação de relaxamento – uma vez que o calor é retido pelo box, o conforto térmico é muito maior. Caso o intuito do morador seja criar um efeito de sauna, é fundamental entender que o processo de instalação é mais complexo por conta da necessidade de uma vedação maior. Mas, segundo as especialistas, essa possibilidade também é bastante viável.
Outra vantagem proporcionada pelo box piso-teto é que, com ele, o banheiro não fica úmido e a pintura no teto e nas paredes da área seca são conservadas por mais tempo. Ainda assim, a arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca no Oliva Arquitetura, recomenda, como precaução extra, o uso de tintas antimofo para esse espaço, assim como uma dose de ventilação natural.
Na medida certa
Entretanto, por se tratar de uma peça com dimensões personalizadas, é importante fazer a medição para a execução do box só após terem sido instalados os revestimentos. O cuidado justifica ao imaginar que qualquer diferença de centímetro (a mais ou a menos) pode colocar todo o projeto em risco.
Ainda no que diz respeito ao tamanho, as arquitetas não se referem apenas à relação altura x largura, mas ao tipo de abertura desejada. No caso de se optar por portas de abrir, deve-se levar em conta o espaço que o banheiro oferece para circulação, para que a experiência de usar o espaço não seja desconfortável.
Nesse sentido, a versão de correr pode ser mais prática, uma vez que as folhas se sobrepõem e não demandam espaço. Por fim, vale registrar que esse tipo de box combina mais com ambientes mais amplos. “Quando o espaço é compacto, o box até o teto pode reverter na impressão de uma área ainda menor, deixando o ambiente claustrofóbico”, observa Monike.
Embora o material mais indicado para o box seja o vidro temperado, mais resistente ao calor, as especialistas afirmam que o uso de uma película de segurança para vidros é bem-vinda em residências onde há crianças ou idosos (em caso de acidentes, a película impede que os cacos de vidro se espalhem e machuquem as pessoas).
No caso dos perfis responsáveis pela vedação do box, eles podem ser de alumínio com pintura eletrostática (ou, se o orçamento permitir, peças em inox com roldanas aparentes, que dão um toque especial ao décor do banheiro.