Projeto da arquiteta Michele Gagliard

Assinado pela arquiteta Michele Gagliard, projeto trouxe boas soluções para todos os cômodos da propriedade

Fotos Mar de Palha

Um projeto de muito bom gosto, criado pela arquiteta Michele Gagliard (da Okupa Arquitetura), conferiu uma personalidade única a este apartamento em São Paulo (SP) – e sem exigir grandes intervenções na propriedade, o que evitou os inevitáveis transtornos gerados por grandes reformas.

Segundo a autora do projeto, os proprietários lhe deram carta branca para propor soluções para os ambientes, inclusive no que diz respeito ao uso de cores, texturas e formas. Aliás, esse foi o ponto de partida para o trabalho, que resultou em um décor bonito, sofisticado e que corresponde ao estilo e aos gostos dos clientes.

Bancadas marmorizadas

Um grande desafio do projeto foi a cozinha, onde o objetivo era manter boa parte da marcenaria, além de eliminar a atmosfera fria proporcionada pelas antigas bancadas de inox. Para repaginar o ambiente, a arquiteta Michele recorreu a uma escolha criteriosa dos acabamentos, que trouxeram mais suavidade e elegância ao espaço. Bancadas marmorizadas, assim como o painel de madeira, a textura de cimento queimado e detalhes de estrutura metálica, deixaram o cômodo com uma cara mais moderna e convidativa.

Atendendo a uma solicitação dos proprietários, a varanda ganhou um cantinho zen, no qual há um futon confortável, além de vasos com plantas e uma parede com jardim vertical. O aspecto original de fazenda rústica da área da churrasqueira também deu lugar a uma composição mais suave e atraente. Todo o espaço gourmet foi revestido com textura de cimento queimado e detalhes em ladrilhos hidráulicos.

Sofisticação e conforto

Formas orgânicas (com sutis detalhes em cores pastéis), combinadas a um mobiliário contemporâneo, trouxeram mais sofisticação à sala. Além disso, uma antiga adega que existia no espaço foi desativada, dando lugar a um home office – a um só tempo, destacado e visualmente integrado ao restante da sala. “Como tínhamos um espaço bem restrito, a marcenaria foi bem projetada com uma linha leve e funcional, para não deixarmos o espaço confinado”, afirma Michele.

Para a suíte, o casal de proprietários solicitou um ambiente que transmitisse calma. No projeto, destacam-se elementos como duas paredes com um tom de azul bem sutil, além de charmosas molduras de boiserie.

A cabeceira estofada trouxe ao quarto um toque extra de conforto, e o banheiro original da suíte deu lugar a um espaço com todas as características de um spa particular, valorizado pelas presenças de revestimentos em madeira com cimento queimado, metais rose gold e uma bancada com cuba esculpida dupla.

A iluminação deu o toque final de elegância ao ambiente, sendo constituída por perfis de LED no forro e por uma iluminação frontal no espelho.