Projeto assinado pela arquiteta Livia Leite, do Estúdio Maré.

Soluções criativas e de bom gosto da arquiteta Livia Leite deram ao apartamento de 165m², na zona sul de São Paulo, uma atmosfera elegante e convidativa

Fotos Luiz Franco e Renan Soares

A multifuncionalidade, o estilo e o conforto dão o tom nos ambientes deste apartamento localizado na zona sul de São Paulo, favorecido por um projeto de muito bom gosto assinado pela arquiteta Livia Leite, do Estúdio Maré. Com área de 165m², a propriedade é o lar de um jovem casal e de seu filho de cinco anos. 

Os proprietários solicitaram intervenções nas áreas molhadas, que nunca haviam sido reformadas, e nos quartos e na sala, que envolviam a restauração do piso de madeira e o aproveitamento dos espaços (a planta original do apartamento é bastante espaçosa e os janelões de madeira permitem uma iluminação excelente).

Integração de ambientes

Segundo a autora do projeto, o ponto de partida para o trabalho foi a integração da cozinha com a sala, por meio de uma porta-camarão desenhada pelo escritório e executada em serralheria. O grande vão permitiu que a cozinha pudesse ficar integrada sempre que os proprietários quisessem. 

“Reformamos os dois banheiros por completo”, prossegue a arquiteta Livia. “O banheiro do casal, que já era espaçoso e antes tinha uma banheira de hidromassagem mais robusta, foi atualizado através dos revestimentos e acabamentos e de uma banheira mais contemporânea e atual”.

Já a solicitação para o segundo banheiro (que serviria para o filho deles e como lavabo) era a de que o espaço não fosse tão infantil, pois também seria utilizado pelas visitas. Assim, a arquiteta optou por revestimentos com a estampa azul desenvolvidos pela Portobello em parceria com o Instituto Athos Bulcão.

Espaço multifuncional

Na cozinha com pé direito alto, o projeto descartou o uso de forro de gesso e distribuiu a iluminação por meio de cabos elétricos que ligam as luminárias fixadas à própria laje. Além disso, foi utilizada muita serralheria, tanto para a porta da cozinha e da lavanderia quanto para a estante suspensa, que contrasta com a leveza dos revestimentos e valoriza ainda o mais o pé direito. 

O apartamento ainda possui um espaço multifuncional, utilizado como escritório, sala de TV e quarto de hóspedes. Nesse ambiente, o Estúdio Maré criou uma área para armazenar a coleção de livro dos moradores. “Também optamos por um tom neutro e claro na marcenaria, para trazer conforto e luminosidade ao espaço, e colocamos um toque de azul nos nichos, para sair do óbvio”, acrescenta a arquiteta.

Livia Leite idealizou, para o living, um rack e uma estante que possuem a mesma linguagem da serralharia da cozinha, em razão da proximidade dos dois ambientes (que, por meio do mobiliário, dialogam entre si). Móveis neutros, em branco e palha, foram escolhidos para a sala, compondo muito bem com a parede de tijolinhos e cimento queimado ao fundo.

Por fim, o quarto do filho foi pensado para atender às necessidades de um jovem em crescimento, razão pela qual o projeto contemplou ao ambiente espaços para estudos, leitura e para guardar brinquedos, além de uma bicama para receber amigos.