Projeto de decoração “repagina” apartamento

Projeto de decoração “repagina” apartamento com mais de 60 anos nos Jardins, em São Paulo (SP)

Fotos: Carlos Piratininga

Imóvel ganhou acabamentos modernizados e um novo layout, que integrou áreas da propriedade para estimular o convívio social

Com mais de 60 anos, este apartamento localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo (SP) ganhou um “look” mais contemporâneo (além de muito charmoso) idealizado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, da Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.

A reformulação foi feita para receber os novos proprietários do apartamento (um casal e seus dois filhos). Cristiane repaginou completamente a propriedade, agregando a seus 123 m² acabamentos modernizados e um novo layout, com salas integradas à cozinha, para privilegiar o convívio social.

Toque acolhedor

“A sala já era grande e os quartos tinham quase a mesma planta”, diz Cristiane Schiavoni. “A maior alteração estrutural foi abrir a cozinha, criar um closet para o proprietário e um para a esposa, aumentando ainda os banheiros”.

O projeto deu destaque a elementos sofisticados e com um toque acolhedor, pois os moradores gostam de ter convidados em casa. A paleta de cores trouxe nuances suaves e neutras, com uma presença mais forte do rose, que aparece na sala. O estilo segue uma linha contemporânea, mas a marcenaria tem uma presença forte no projeto.

“Na sala, as grandes estrelas são o painel de TV e a cristaleira”, prossegue a arquiteta. “O painel ripado traz uma textura diferente para a madeira, que equilibra as sensações de sofisticação e acolhimento. O material foi bastante utilizado na sala e na suíte máster”.

Luzes embutidas

Concebido de forma personalíssima, o projeto luminotécnico (Empório Luz), com vários pontos de luz indireta, valoriza acabamentos, móveis e objetos e cria cenas e efeitos muito interessantes. “Não foi fácil trabalhar a iluminação neste projeto, por conta do pé-direito baixo”, observa Cristiane. “Tive que criar truques para trazer a sensação de pé-direito mais alto. Por isso, trabalhei bastante a iluminação no mobiliário. Outra saída foi criar elementos que trouxessem esse aconchego e diversos cenários por meio de luzes embutidas na marcenaria”.

Outro desafio do layout foi cozinha, já que os pontos de infraestrutura ficavam em lugares completamente diferentes. Desse modo, tiveram que ser repensadas as possibilidades técnicas para as tubulações de água, esgoto e gás.

Para garantir a praticidade do dia a dia, a arquiteta ainda optou por uma península com as banquetas para refeições rápidas e apostou em uma bancada para o preparo dos alimentos, além de espaçosos armários de armazenamento.

Decoração jovial

No quarto, o destaque é um painel ripado (Decorcity) que camufla a porta responsável por levar ao closet da senhora. “Como precisamos reduzir o espaço do quarto devido aos closets, preferimos uma cama mais baixa, a fim de evitar a sensação de espaço apertado”, explica a especialista. “Em frente à cama, apostamos nas portas de alumínio e painel espelhado para camuflar o closet do morador”.

A princípio, a sugestão da arquiteta para o quarto da menina de oito anos foi a de um projeto infantil. “Mas ela se mostrou mais madura para a idade”, diz Cristiane. “Assim, a proposta se transformou em um projeto menos infantil, mas sem perder a jovialidade. A solução foi encontrar uma paleta cromática mais sóbria, trazendo o rosa e o roxo em detalhes, para manter o ar de menina”.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.