Com a primavera repagine o seu lar

Em plena primavera entram em cena as plantas, estampas florais e outras ideias que podem dar uma nova cara aos ambientes

Fotos Luis Gomes, Raul Fonseca, Maura Mello e Carlos Piratininga

A primavera traz para o nosso dia-a-dia uma pitada de alto astral – assim como a oportunidade de “repaginarmos” nossos lares, deixando-os no clima da época mais leve e florida do ano.

A seguir, confira as dicas do time de arquitetos Renato Andrade e Erika Mello (Andrade & Mello Arquitetura), Cristiane Schiavoni (à frente do escritório que leva seu nome), Danielle Dantas e Paula Passos (Dantas & Passos Arquitetura), Roberta Iervolino Giglio (Figa Arquitetura) e Pati Cillo (do escritório Pati Cillo Arquitetura) para trazer o charme da estação para dentro de sua casa.

Um “toque” de primavera

Sem recorrer a alterações drásticas ou soluções muito dispendiosas, Cristiane Schiavoni recomenda uma substituição criteriosa de objetos e almofadas na sala de jantar e na varanda para promover essa mudança. Já nos dormitórios, pode-se trocar o enxoval de cama.

“Se olharmos pelo significado, o equinócio da primavera vem como um renascimento e a chance de voltar à vida depois do recolhimento que o inverno nos estimula”, acrescentam Paula Passos e Danielle Dantas. Ainda segundo as especialistas, as cores são nossa forma de expressão em casa, e o bom senso e o equilíbrio nas escolhas são o caminho para que o ambiente possa emanar a energia esperada.

Tons como off white ou o cinza claro são a base para a alquimia efervescente das cores da primavera. A arquiteta Roberta Iervolino Giglio recomenda o amarelo, o laranja, o rosa, o verde e o azul, que combinam muito bem com essa época do ano.  Em uma varanda projetada pela Figa Arquitetura, Roberta utilizou almofadas laranjas no sofá chaise para obter uma ambiência primaveril. “A base neutra do décor permite esse contraste com as cores fortes”, ensina a arquiteta.

Tendência

Já Paula Passos destaca outra tendência para a estação: o “neo mint”, que revela um toque futurista e, ao mesmo tempo, a conexão com a natureza, e o pink, que simboliza a fusão do rosa com o violeta. “Aprecio muito esse mix, que desperta a jovialidade e o romantismo de uma forma muito moderna”, afirma Paula.

Os acessórios são os elementos pelos quais a arquiteta Erika Mello evoca o clima da época. Além da decoração em si, a especialista recomenda tirar do armário certos acessórios utilizados em ocasiões especiais. “Que tal expor, na mesa, os sousplats com motivos florais combinados com copos, talheres, guardanapos, travessas e apoios de panela com cores mais vibrantes?”

Para quem prefere uma paleta de tons mais claros, Pati Cillo tem uma sugestão: “Você pode deixar o ambiente mais clean e branquinho e salpicar o colorido em tapete, cachepôs, flores e essências”, diz a arquiteta, que também recomenda o uso de luminárias. E a primavera também é um período propício para dar destaque a vasos coloridos e outras peças de decoração que, durante o inverno, permaneceram guardados no armário.

Os papeis de parede e tecidos florais também podem ter um bom uso nesta estação, já que são bonitos e bem variados. Materiais do tipo sisal, vime e corda, por exemplo, remetem à natureza. Erika Mello ainda enfatiza uma tendência pela qual é apaixonada: o design biofílico. Em seu desejo de trazer a natureza para os espaços de convivência das pessoas, a indústria do décor criou inúmeras opções que acumulam funcionalidades, como uma luminária que também oferece espaço para uma planta.

Sugestões

Entre os produtos que podem trazer um ar primaveril à decoração, indicados pelos arquitetos, estão as luminárias da linha Fuchsia (Yamamura), assinadas por Bruno Diego Felippe e inspiradas na flor símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, a Fuchsia Hybrida (ou “brinco de princesa”). Outras boas pedidas são a poltrona balanço Arggo (Sierra Gabriel), que conjuga estilo e conforto, e a linha de estampas com motivos florais Blossom (Incepa), que pode dar um toque muito charmoso em cozinhas, lavabos e banheiros.