Planejamento aumenta a chance de sucesso em uma reforma
Saiba o que levar em conta na hora de repaginar um espaço residencial ou comercial

Saiba o que levar em conta na hora de repaginar um espaço residencial ou comercial

Antes de encarar uma reforma, todo mundo se sente um pouco inseguro. Afinal, além da logística envolvida e do custo com os materiais e a mão-de-obra, sempre há aquele medo de que o resultado final não corresponda ao que idealizamos, além do transtorno que a obra traz ao dia-a-dia de toda a família.

É por isso que, antes de sair repaginando os cômodos da casa, deve-se levar em conta todos os fatores envolvidos, administrar bem a verba disponível para a reforma e tentar organizar as coisas da melhor forma possível. A seguir, confira algumas dicas da arquiteta, urbanista e designer de interiores Karla Araujo para vivenciar por essa fase de transformação com mais tranquilidade.

A reforma deve começar com um bom planejamento

Problemas, problemas…

Independentemente de a obra ser realizada em uma casa ou espaço comercial, o ideal é que o trabalho seja bem gerenciado, sem desperdício de dinheiro e em um clima estressante. Se tudo for planejado e executado com critério, você poderá até curtir esse momento, ao invés de contar os dias para o fim da reforma!

Mas, afinal, qual é o caminho das pedras para uma reforma bem-sucedida e “não traumática”? Os passos a serem seguidos são mais simples do que muitos imaginam, e tudo começa com um bom planejamento (aliás, algo essencial em qualquer tomada de decisão importante). Se antecipar aos problemas, assim como ter uma ideia bem clara do que você deseja, é a proverbial “regra número 1”.

Organização e prevenção

Na hora de fazer o planejamento, é imperativo pensar em todos os detalhes do projeto que você tem em mente, comunicando-os aos responsáveis pela execução da obra. Obviamente, um planejamento cuidadoso tem outra vantagem, que pode ser fundamental para o sucesso da reforma: uma projeção realista de custos, para que você não estoure o orçamento antes de o ambiente ficar exatamente como você planejou. Assim, dedique um bom tempo a pensar em todas as minúcias do projeto antes de começar a viabilizá-lo. E não esqueça de colocar no papel todas as despesas que irá ter.

Um pouco de pragmatismo também vai bem na hora de repaginar uma casa ou espaço comercial. Embora o mercado ofereça uma grande variedade de produtos e materiais (que podem ser tentadores para quem está buscando uma nova identidade visual para um determinado ambiente), a dica é apostar na praticidade, ao invés de optar por revestimentos ou instalações mais complexas.

Um exemplo de escolha interessante e funcional são os pisos que podem ser assentados por cima de outros já existentes. Estes ainda podem ser pintados, ao invés de serem substituídos. Desse modo, você conseguirá um “look” atualizado para o local sem ter que promover um “quebra-quebra” no espaço, além de economizar tempo e dinheiro!

Por fim, tente se preparar para imprevistos, que sempre podem surgir no curso de uma reforma. Isso é algo que dificilmente conseguimos controlar, razão pela qual devemos ser cuidadosos ao longo do processo, além de reservar uma pequena verba adicional para solucionar problemas de última hora.

Você precisará disso para substituir eventuais canos, pisos e azulejos que venham a ser danificados durante a obra. Observadas essas recomendações, você provavelmente terá uma reforma tranquila. O resto fica por conta do seu bom-gosto!

Chega de quebra-quebra! Pisos podem ser assentados e você terá novo visual no ambiente