Projeto criado pelas arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli para um amplo apartamento em Curitiba.

Décor criado para apartamento em Curitiba levou em conta a personalidade e os hábitos de seus proprietários

O lar ideal é aquele que corresponde às nossas aspirações mais pessoais, além de atender perfeitamente às nossas rotinas. Pois essas são justamente as duas características principais do impecável projeto criado pelas arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli para um amplo apartamento em Curitiba, com área de 580m². Utilizando todo o seu bom gosto e know-how, a designer de interiores criou ambientes repletos de personalidade, beleza e conforto.

Lar de um casal com três filhos (duas adolescentes e um menino mais novo), o apartamento, nas palavras da arquiteta, passou por uma “renovação repleta de emoções por todo caminho”. Para começar, tanto o hall de entrada quanto o lavabo foram pensados para surpreender quem chega ao apartamento.

Para o piso, Andrea elegeu o Travertino Navona, que também reveste o espaço que antecede o elevador, as colunas e prossegue por toda área social com o objetivo de criar unidade estética e amplitude. No que se refere ao corredor de passagem, a leitura da arquiteta foi a de uma atmosfera moderna, clean e impactante.

ACONCHEGO

Receber bem os visitantes era prioridade para os proprietários. A profissional estendeu essa orientação para além da varanda gourmet, tornando o conjunto formado pelo living e as salas de TV e jantar igualmente acolhedores e aconchegantes.

Para abraçar todos esses ambientes, Andrea e Fernanda apostaram em painéis de carvalho, que adicionaram aconchego e sensorialidade à atmosfera do apartamento. Durante a reforma, foi necessário promover o rebaixamento do forro de gesso que viabilizou um projeto luminotécnico sutil e eficiente formado por luminárias modernas e arrojadas. O LED entrou em cena para acentuar pontos estratégicos, como os nichos.

Cumpre ressaltar também que a tecnologia cumpre um papel importante no projeto. O acionamento e regulagem da iluminação, por exemplo, foram automatizados, o que oferece possibilidades distintas para receber visitas tanto na sala de jantar como no home theater (aqui, o ambiente também foi contemplado por placas de camurça paginadas para o isolamento acústico das paredes).

ÁREA GOURMET

Uma das demandas para o projeto foi a criação de uma área gourmet completa, onde os proprietários pudessem receber seus convidados e confraternizar com eles. Como salienta Andrea, quando uma área social é muito utilizada, o tópico “praticidade” precisa ser levado em com conta, facilitando a limpeza e manutenção do espaço.

No caso desse imóvel, o projeto foi viabilizado com muito sucesso porque a arquiteta começou a idealizar o design dos ambientes quando o apartamento ainda estava na planta. Isso permitiu que a especialista tivesse tempo o bastante para se inteirar sobre as expectativas do casal e seus filhos para os cômodos da residência.

Apreciador de gastronomia, o cliente tinha altas expectativas para o espaço gourmet. As arquitetas atenderam a essa demanda equipando a área com cooktop, churrasqueira, máquina de gelo e até uma champanheira embutida na bancada. “Para essa família, o cozinhar é acompanhado por ouvir música e, para tanto, lançamos mão dos recursos tecnológicos principalmente na área de convívio”, acrescenta Andrea.

Vale mencionar, ainda, a opção por uma adega do tipo walk-in, executada pela Art des Caves, que fica ao lado da varanda gourmet. Sua estrutura generosa foi necessária em função do grande número de rótulos colecionados pelo cliente.

Por fim, a cozinha integrada à área social não foi uma opção para esses moradores, pois a vontade era de contar com um ambiente completo e mais privativo. Com a marcenaria realizada pela Ornare, a ilha central incluiu o fogão e foi acompanhada pela mesa para as refeições do dia a dia.

OUTROS AMBIENTES

No quarto do casal, a madeira Carvalho aparece no piso, na estrutura ripada da porta mimetizada e no efeito acima da cabeceira da cama. Junto à paleta suave do enxoval, a escrivaninha de trabalho, formada com mobiliário da Artefacto, assim como a iluminação indireta, dão um toque intimista ao dormitório.

O banheiro master é todo em mármore branco Sivec, cirando a ambientação de um autêntico spa em casa. No closet fechado com vidro reflecta, a marcenaria distribuiu espaços para os itens do marido e da esposa, além de compartimentos específicos para bolsas e sapatos.

Com uma planta espelhada, os detalhes fazem a diferença nos quartos das filhas. A partir da cama centralizada, uma cabeceira foi revestida com um ripado até o teto, enquanto a outra se destaca pela graciosidade do papel de poá. Ambas ganharam sua penteadeira com direito ao espelho camarim.

Já no quarto do menino, a cama é o principal destaque da decoração e parece sair da imagem do adesivo aplicado à parede (a pista do clássico circuito de Spa-Francorchamps).

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 216 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!