Drama de ficção científica dirigido por Ridley Scott retrata luta pela sobrevivência a milhões de quilômetros da Terra

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Divulgação

A perspectiva de estar perdido em uma ilha, ou mesmo em alto-mar, já é assustadora. Imagine, então, perder-se em outro planeta e ficar a milhões de quilômetros de distância da Terra e de outros seres humanos? Esta é a situação bizarra em que o herói de Perdido em Marte – Mark Watney (vivido por Matt Damon) – se encontra em um dos filmes mais surpreendentes da temporada (e que agora estreia em Blu-ray, Blu-ray 3D, Filme Digital HD e DVD pelo selo Fox Home Entertainment).

Trata-se de um drama de ficção científica dirigido pelo autor dos famosos Alien – O Oitavo Passageiro e Prometheus. Entretanto, não espere do filme a mesma ambientação e proposta daqueles longas, que tinham um conteúdo maior de fantasia (e consequentemente um menor compromisso com a realidade). Apesar da roupagem futurista, Perdido em Marte se limita a contar as agruras enfrentadas por um homem comum em um ambiente hostil. E o que se passa na tela não é totalmente produto da imaginação dos roteiristas. Há um embasamento científico para as exóticas aventuras do protagonista.

Tempestade de areia
Como o título já entrega, tudo começa no curso de uma missão norte-americana ao “planeta vermelho”. Os astronautas que exploram o local se veem no meio de uma violenta tempestade de areia. Mark Watney é atingido pelos destroços de uma antena e, concluindo que ele não sobreviveu, seus colegas decidem voltar à Terra e o deixam para trás. Acontece que Mark está vivo. E agora, sem conexões com o comando da missão e totalmente dependente da própria criatividade para sobreviver, ele está entregue à própria sorte.
Aí reside a maior curiosidade do filme (embora a fotografia e os efeitos visuais também sejam de tirar o chapéu): enquanto espera por um resgate que não sabe se virá, Mark utiliza seus conhecimentos para se manter em pé e respirando. Ele precisa produzir água e alimentos com os recursos disponíveis no planeta (e encontrar meios de não perder a sanidade em meio à situação-limite que está vivendo). Nesse meio- tempo, na Terra, os cientistas tentam encontrar uma forma de trazê-lo de volta, um plano ambicioso que requererá o auxílio de outra potência.

Consultoria
Perdido em Marte é baseado em um best-seller de Andy Weir. Pela própria natureza extravagante da trama, a produção exigiu muito empenho e criatividade dos desenhistas de produção, que tiveram que recriar sua atmosfera “alienígena” na tela. A maioria das cenas foi captada em Wadi Rum, na Jordânia (onde há um deserto de cor avermelhada que proporcionou a ambientação “marciana” da aventura).
A NASA também atuou como consultora durante a produção, orientando os realizadores quanto ao que seria “verídico” ou não em uma viagem espacial dessa natureza (o objetivo era alcançar um resultado bem próximo da realidade). Mais de 20 cenários foram projetados para o filme e a captação das imagens se estendeu por 70 dias. O registro propriamente dito das cenas foi feito com uma variedade de câmeras, incluindo pequenos modelos GoPro.
O Blu-ray, o Blu-ray 3D e o Filme Digital HD oferecem um farto conteúdo extra (incluindo dois documentários de making of). Reúna a família, estoure a pipoca e se prepare para uma aventura que o manterá com os olhos “vidrados” na tela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here