Divertida e nostálgica, continuação da série That ’70s Show já está disponível para os assinantes do Netflix
Uma velha conhecida de todos aqueles que acompanharam o início da TV a cabo no Brasil, a série That ’70s Show marcou época com seus personagens divertidos e situações estapafúrdias. Na década de 1990, a atração era exibida em nosso país pelo canal Sony – e, assim como nos EUA, se manteve um sucesso absoluto por aqui enquanto permaneceu em cartaz.
Muito bem escrita e com um elenco afiado de jovens atores, a saudosa sitcom falava sobre as vidas de adolescentes da “desbundada” década de 1970. Entre uma e outra piada, os episódios também abordavam questões prementes daquela época, como: a revolução sexual, os conflitos de gerações, a recessão na economia norte-americana e o consumo de drogas. De quebra, apelavam à nostalgia dos espectadores, relembrando grandes ícones “pop” do período, como os videogames Pong e Space Invaders, a Discoteca e o fenômeno Star Wars, iniciado em 1977.
O que havia de mais descolado na história é que, embora seus protagonistas adolescentes vivessem nos anos 1970, eles viviam em uma cidadezinha careta dos EUA, o que dava margem para muitas situações humorísticas e subtramas centradas nos relacionamentos entre os personagens. Basicamente, os enredos mostravam a turma de adolescentes liderada por Eric Forman (vivido por Topher Grace, que depois emplacou uma bem-sucedida carreira no cinema) às voltas com as armadilhas da maturidade. Mesmo após ser cancelada, a série continuou a angariar admiradores por meio de reprises na TV paga.
SURPRESA
Há alguns anos, uma série-irmã de That ’70s Show (esta ambientada nos anos 1980) tentou dar continuidade à franquia, mas sem obter o sucesso esperado. Talvez aquele projeto tenha naufragado por ter conexões muito tangenciais com a série original, abdicando, assim, do apelo nostálgico do tema. Em vista daquela tentativa frustrada, foi uma surpresa quando a Netflix anunciou, em outubro de 2021, mais um spin-off da antológica atração – esta intitulada That ’90s Show e ambientada 20 anos após os eventos da série original.
Para os fãs, a melhor notícia foi a de que os principais astros de That ’70s Show participariam do novo projeto, incluindo Kurtwood Smith e Debra Jo Rupp (revivendo os papéis de Red e Kitty Forman, os pais do protagonista Eric). A nova série é produzida pela The Carsey-Werner Company, tendo Gregg Mettler como showrunner e Bonnie Turner, Terry Turner, Lindsay Turner, Marcy Carsey e Tom Werner como produtores executivos. Inicialmente foram produzidos apenas dez episódios, gravados ao vivo entre fevereiro e julho de 2022 e programados para estrear no Netflix em janeiro deste ano.
Com os mesmos formato, ritmo e tom debochados da série original, That ’90s Show se passa no verão de 1995 e mistura os protagonistas clássicos da franquia com novos personagens. A trama, dessa vez, é focada na adolescente Leia Forman (Callie Haverda), filha adolescente de Eric e Donna Pinciotti (Laura Prepon). Um pouco “nerd” e desajeitada, Leia decide passar o verão de 1995 junto com os avós, Red e Kitty, em Point Place, Wisconsin (EUA).
As férias da garota tomam um rumo mais divertido quando ela faz amizade com Gwen, vizinha de seus avós, que a apresenta a seus amigos – entre eles, Nate, Jay e Nikki. Kitty fica eufórica diante da perspectiva de ter sua casa novamente cheia de adolescentes, enquanto o rabugento Red vê a situação com reservas – especialmente após saber que Leia está apaixonada por Jay, que é filho de Michael Kelso, um dos personagens mais engraçados da série original.
APROVAÇÃO
Os dez primeiros episódios de That ’90s Show já estão disponíveis no Netflix e conquistaram a aprovação tanto dos espectadores mais jovens como de assinantes mais maduros da plataforma. Novamente, um elenco talentoso garante a popularidade da atração. Callie Haverda, Ashley Aufderheide, Mace Coronel, Maxwell Acee Donovan, Reyn Doi e Sam Morelos estão entre os astros regulares da série, que também conta com participações especiais dos protagonistas de That ’70s Show: Grace, Prepon, Mila Kunis, Ashton Kutcher e Wilmer Valderrama.
Do programa original, um dos poucos nomes não reaproveitados foi o de Danny Masterson, intérprete de Steven Hyde, o amigo rebelde de Eric Forman. Isso porque o ator enfrenta, no momento, acusações de assédio sexual. Duas personagens coadjuvantes da série original, Laurie Forman e Midge Pinciotti, também não aparecem no novo seriado, devido às mortes de suas respectivas intérpretes (Lisa Robin Kelly e Tanya Roberts).
Após uma estreia triunfal no Netflix, That ’90s Show segue para sua segunda temporada, já anunciada pela plataforma. Desta vez, serão 16 episódios contra os apenas dez do primeiro ano da série. Parece que a nostalgia é mesmo um artigo muito procurado pelo público nesses tempos de alta pirotecnia visual e pouco conteúdo de qualidade. Vida longa a Eric Forman e sua turma!
A edição 204 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia tem essa e outras matérias interessantes. Acesse gratuitamente e boa leitura!