Toca-discos Reference Jubilee, da Clearaudio, é uma obra-prima.

Entregando um som de respeito, Reference Jubilee, da Clearaudio, incorpora a mundialmente reconhecida tecnologia alemã

Diante da extrema facilidade com que, hoje, temos acesso a milhares de músicas, inclusive em alta resolução, instantaneamente disponibilizadas através de provedores de streamings como Tidal, Qobuz e Amazon Music, para os não iniciados poderá parecer estranho que os discos e toca-discos de vinil ainda sejam um sucesso de vendas. As estatísticas comprovam isso. O mercado global de discos de vinil chegou a surpreendentes US$ 1,8 bilhão em 2023 e deverá crescer ainda mais nos próximos anos. Em 2020, por exemplo, 54% das vendas de álbuns nos EUA foram nesse formato.

No que diz respeito a toca-discos, existe uma enorme variedade de modelos, desde os muito simples e de péssimo desempenho até os de nível high-end e uma performance simplesmente soberba, como é o caso do modelo Reference Jubilee, da Clearaudio, uma obra-prima construída com a mundialmente reconhecida precisão alemã. Entre suas principais características destacam-se sua sempre exata velocidade de rotação, níveis incrivelmente reduzidos de ressonância e fricção e a enorme potência de torque do seu motor, além da sua impecável qualidade de construção e acabamento e seu belo e arrojado design.

ALTA FIDELIDADE

O prato principal de 6cm de espessura do Referencie Jubilee é feito de poliacetal (POM), um polímero de alta resistência e elevada absorção de vibrações. Ele vem apoiado sobre eixo cerâmico com repulsão magnética patenteado pela Clearaudio para obter uma rotação livre de atrito. Por outro lado, o motor é eficientemente desacoplado da base, mais uma vez para impedir a transmissão de vibrações.

A já citada precisão e consistência da velocidade de rotação do Reference Jubilee é obtida através de uma conjugação entre tecnologias digitais e analógicas. A tensão que alimenta o motor é gerada por um conversor DAC de doze bits. Esse DAC tem um excepcional nível de resolução e zero de flutuações. Além disso, ele foi inteligentemente projetado para funcionar em conjunto com o sistema óptico de controle de velocidade da Clearaudio.

A cada três segundos, um sensor óptico realiza uma leitura da velocidade de rotação do subprato de 8,5kg que é transmitida para uma unidade de controle que inibe imediatamente os menores desvios através do ajuste da tensão do motor, feita por um amplificador operacional. Esse novo motor DC de núcleo de ar e não magnético de 24V tem funcionamento ultra silencioso, de modo que o ouvinte permaneça totalmente alheio a todo esse processo.

O Reference Jubilee vem equipado com o avançado braço TT3, do tipo tangencial, e cápsula Jubilee MC (moving-coil), para uma reprodução de discos com boa qualidade de gravação com uma fidelidade e organicidade capazes de emocionar profundamente mesmo ouvintes que não se consideram como audiófilos. O braço TT3 tem sua estrutura formada por aço inoxidável, alumínio, um tubo de cristal de quartzo polido e rolamentos extremamente lisos sobre os quais desliza o suporte da cápsula, proporcionando-lhe uma movimentação livre de fricção sobre os sulcos dos discos.

Por sua vez, a cápsula Jubilee tem corpo feito de uma madeira natural high-tech chamada Panzerholz, fabricada na Alemanha. Essa madeira caracteriza-se por sua leveza, baixa ressonância e grande resistência, capaz inclusive de ser à prova de balas. Como toque final, ela recebe pintura e polimento realizados por um fabricante de violinos de elite. Será preciso dizer mais? É claro que, para obter o máximo em resultados, o Reference Jubilee precisará ser conectado a um sistema formado por eletrônicos e caixas acústicas igualmente de nível high-end.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 213 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!