TV LG OLED evo C3 o máximo de tecnologia e diversão.

Por Eduardo Torelli Fotos Divulgação e Leonardo De Filippis

Ideal para aficionados por filmes, séries e games, LG OLED evo C3 acrescenta mais emoção e realismo às suas horas de entretenimento

Às vezes, quem acompanha a evolução dos televisores tem a impressão de já ter visto tudo o que esses equipamentos têm a oferecer em termos de desempenho de imagem e conectividade. Mas os grandes fabricantes sempre têm inovações interessantes a apresentar e seguem empenhados em aprimorar cada vez mais a experiência de assistir TV.

Isto nos leva ao modelo testado, a imponente LG OLED evo C3, um equipamento cujos diferenciais tecnológicos correspondem ao majestoso tamanho de sua tela (65”). Além de ressignificar o conceito de “cinema em casa” para o consumidor, a TV nos brinda com toda a praticidade e funções diferenciadas encontradas nos produtos da marca, que têm contribuído fortemente para a evolução desses aparelhos.

PEGADA “CLEAN”

O modelo já causa uma ótima impressão ao ser retirado da embalagem, uma vez que conta com o design sofisticado dos televisores da LG, projetados para se integrarem às mais diversas propostas de decoração e a todos os tipos de ambientes. O equipamento é assentado graciosamente em um suporte de mesa ou rack metálico, na cor cinza. Importante lembrar que a TV também pode ser instalada em uma parede, assumindo o aspecto de um quadro.

A quase inexistência de bordas ao redor do painel confere à tela da LG uma pegada “clean” e sofisticada, além de destacar ainda mais as imagens exibidas pelo televisor. Em nosso teste, posicionamos o equipamento sobre uma mesa de madeira e as texturas do móvel e do suporte se harmonizaram graciosamente. Vale lembrar que as linhas ultrafinas do modelo também se devem à tecnologia OLED, que dispensa iluminação traseira e permite que o equipamento tenha uma aparência mais delgada e elegante.

Ainda, a marca disponibiliza o televisor em uma boa variedade de tamanhos (desde 42” até 83”); atendendo às mais diferentes expectativas dos consumidores e necessidades de projetos de interiores. Sustentabilidade é outro tópico levado a sério pela marca. Inclusive, os modelos OLED evo de 2023 foram reconhecidos por essa característica, conquistando as certificações Reducing CO2 e Measured CO2 do Carbon Trust e os selos ambientais da Société Générale de Surveillance SA (SGS).

TECNOLOGIA OLED

Realizada a montagem do aparelho e definidas suas configurações, passamos ao teste prático do produto, avaliando seu desempenho de imagem e som. Nesses departamentos, o equipamento tem muito a oferecer, graças ao pacote de tecnologias nele embarcado.

Em suas buscas por conteúdos nesta TV, o usuário contará com a funcionalidade do controle remoto Smart Magic, já bem conhecido pelos fãs da marca e que permite acessar as funções e comandos do televisor por meio de um mouse que desliza pela tela. Na cor preta, o controle já traz botões dedicados aos principais serviços de streaming e é uma peça extremamente anatômica que se adapta perfeitamente à mão.

Mas isso não é tudo: o televisor leva a sério o conceito de inteligência artificial e possui os assistentes Amazon Alexa e LG ThinQ AI, além do recurso “hands free”, que permite o controle de voz sem utilizar o controle Smart Magic. Basta dizer “Hi, LG” e um comando para a TV, como, por exemplo, “Sugira algo para assistir”. Ainda, a TV pode ser usada como um hub de controle para acessar outros dispositivos inteligentes da casa.

Já no que se refere à performance de imagem, sempre é bom lembrar que a LG é uma importante referência de mercado. Inclusive, em 2023, a marca comemora dez anos de excelência e inovação em tecnologia OLED (baseada em pixels que se acendem e apagam individualmente, segundo a necessidade de reprodução dos conteúdos). A precisão de iluminação dos pixels resulta em um desempenho superior de cor e contraste, além de providenciar o chamado “preto puro”, que adiciona mais realismo às imagens.

Já o brilho é realçado pelo novo painel OLED evo com Brightness Booster (em que uma nova arquitetura de controle de luz entrega um brilho mapeado pixel a pixel), enquanto a função Super Anti Reflective reduz as distrações visuais, como o brilho da luz e os reflexos. Comprovamos isso na prática neste teste, realizado em um ambiente com forte incidência de luz natural. Ao longo de toda a avaliação, as imagens surgiram bastante nítidas na tela.

MODOS DE IMAGEM

Para aferir a desenvoltura da TV na reprodução de filmes, assistimos a uma longa sequência de trailers dos grandes lançamentos do ano (todos com resolução Ultra HD). Independentemente dos conteúdos apresentados – longas-metragens de ação ou com uma proposta mais dramática, assim como documentários e animações –, o televisor não deixou de entregar cenas com cores vibrantes e reais, além de bem definidas e com excelentes níveis de contraste e brilho.

Na hora de assistir aos seus filmes e séries prediletos, você também conta com os modos pré-programados de imagem, que incluem o Filmmaker Mode (que equaliza as cenas para que estas sejam mostradas exatamente com o aspecto almejado pelos diretores das produções). A experiência de cinema em casa é complementada por tecnologias como Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, também disponíveis no aparelho. Já o OLED Motion Pro, indicado para exibições de jogos e outras atrações esportivas, permite que você acompanhe os movimentos dos competidores com o máximo de nitidez.

A performance incrível do televisor também se deve ao novo processador da LG OLED evo C3 TV, o a9 Gen6 AI. Entre outros recursos que aprimoram as imagens e garantem a sensação de envolvimento e imersão que não pode faltar na experiência do cinema em casa, ele oferece o AI Picture Pro (que otimiza automaticamente as cenas a partir de uma análise do conteúdo apresentado), o OLED Dynamic Tone Mapping Pro (que acrescenta detalhamento às áreas mais escuras e claras da imagem) e AI Genre/ Scene Detection (por meio do qual a TV detecta o tipo de atração a que você está assistindo e muda as configurações para que a imagem seja mais compatível com aquele conteúdo específico).

Em termos de realismo e definição, o ponto alto do teste foi a exibição de um vídeo turístico captado em 8K nas montanhas e cidades da Suíça. O televisor conseguiu reproduzir com notável realismo cada nuance da flora, fauna e arquitetura dos lindos vilarejos daquele país, inundando nossos olhos com cenas deslumbrantes e com texturas quase palpáveis.

TEMPO DE RESPOSTA RÁPIDO

É claro que não poderíamos encerrar o teste sem explorar alguns dos recursos da TV que vão de encontro às necessidades dos jogadores inveterados (que compõem o público-alvo de um equipamento como este). A exemplo de outros modelos lançados pela LG em tempos recentes, a LG OLED evo C3 tem um forte DNA gamer, tendo sido projetada para acrescentar mais performance e emoção às partidas.

Assistimos a uma prévia de Star Wars – Jedi Survivor e ficamos boquiabertos com o realismo das imagens, que se assemelharam às cenas de um filme live-action. Visualmente, o game lembra muito os longas-metragens da icônica franquia de ficção científica, uma impressão reforçada pela alta qualidade de imagem e som da TV. Tanto as movimentações dos personagens e naves espaciais como as paisagens alienígenas do jogo nos pareceram muito reais, assim como as texturas e cores das vestimentas e armas dos protagonistas.

Com 120Hz de frequência, baixo input lag e tempo de resposta rápido e inferior a 1ms, os games ganham muita fluidez na tela da TV. A tecnologia OLED evo, com controle individual de pixels, também contribui para um tempo de resposta mais rápido, ao passo em que o Dolby Vision para games destaca significativamente as imagens. O modelo ainda oferece um menu dedicado para jogos, com diversas configurações para o modo jogo que podem ser feitas sem precisar pausar o game, tanto para consoles, quanto para PC.

Como de hábito, a LG, com este televisor, não decepciona o consumidor que leva a sério suas horas diárias de diversão. Suas sessões de filmes, séries e jogos ganharão mais emoção graças aos fantásticos recursos do modelo no que se refere a imagem, som e processamento de informações. Não há dúvida de que, para este público-consumidor, a LG OLED evo C3 tem todos os atributos necessários para se tornar a peça central do home theater ou sala de TV.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 210 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura.