Do avanço da inteligência artificial à ampliação da criptografia.

Tópicos como metaverso, 5G, inteligência artificial avançada e segurança digital estarão em alta em 2022

A evolução do setor de tecnologia se tornou ainda mais acelerada com a pandemia, que antecipou avanços que só eram esperados para os próximos anos. Entre as principais tendências para o segmento, destacam-se o metaverso, o 5G e a inteligência artificial avançada, que ganharão cada vez mais terreno daqui para frente.

Como observa Mauricio Pimentel, diretor de Sistemas e Inovação do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), nem sempre é fácil prever se uma tecnologia é moda ou tendência de inovação nesse mercado. Assim, ficar atento ao cenário e tomar decisões rápidas e assertivas é fundamental para o êxito das escolhas e da adoção. “A pandemia foi o assunto mais falado e vivido neste período, com impactos de inovação tecnológica que vieram por causa dela e junto dela”, enfatiza o especialista.

EVOLUÇÃO DA REDE

“Do avanço da inteligência artificial à ampliação da criptografia, neste ano a sociedade vai participar de redes sociais mais preocupadas com privacidade, estará mais conectada com o 5G e vai perceber a necessidade de novas habilidades no trabalho”, antecipa Pimentel. “Projetar o futuro sempre é arriscado. Mesmo assim, é necessário que os profissionais comecem a se preparar, inclusive os de áreas que não estão diretamente relacionadas à tecnologia.”

A Inteligência Artificial se manterá como a tecnologia mais transformadora que a humanidade já desenvolveu. As soluções em IA agrupam várias tecnologias, como redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado e algoritmos, entre outras ferramentas que conseguem simular capacidades humanas. Um estudo internacional do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publicado em novembro do ano passado aferiu que 66% dos líderes do setor disseram “concordar fortemente” com o fato de que a IA será a responsável por conduzir a maioria dos processos de inovação em quase todos os setores industriais no futuro próximo.

Já o 5G promete revolucionar a maneira como consumimos internet. A tecnologia pode ser até 20 vezes mais rápida do que as redes atuais, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, assistente virtual, relógio e, até mesmo, geladeira, criando novas oportunidades e perspectivas. Essa conexão avançada entre pessoas e aparelhos é a chamada Internet das Coisas, conhecida pela sigla IoT…

Leia essa matéria completa na edição 191 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente a revista e boa leitura!