Os benefícios e riscos da Internet das Coisas, uma novidade “inevitável” que vem por aí…
Por Roberto Blat Fotos
A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é o conceito que trata a conectividade entre diversos dispositivos de um ambiente, tais como: eletrodomésticos, portas, aparelhos de segurança, de higiene e cuidados pessoais, equipamentos médicos, veículos, semáforos e outros. A interconectividade ultrapassa os equipamentos locais e alcança o ambiente entre eles e as edificações onde se encontram (e entre estas e as cidades nas quais se localizam). Os perímetros de interação expandem-se cada vez mais.
É por meio da IoT que podemos vislumbrar sensores que avisam que uma geladeira está com produtos vencidos ou com estoque baixo de determinados produtos, e que disparam um sistema de compras em uma central computadorizada – que, por sua vez, acessa a internet e efetua as compras utilizando critérios como: preços, fabricantes e prazos de entrega.
É também através da IoT que dispositivos de medição de dados de saúde podem estar nas mãos do próprio usuário, coletando informações e enviando-as a um médico de confiança, para que este emita alertas e receite providências ou medicamentos a serem tomados.
Ficou interessado em ler a matéria por completo? Então você terá que acessar nossa revista. Todo esse conteúdo poderá ser encontrado na seção MUNDO CONECTADO. Além dela, diversas novidades do universo AV e tecnologia são apresentadas. Não deixe de conferir. CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a ela e conferir tudo na íntegra.