Projetos integram adegas em ambientes sociais e permitem comodidade e descontração no lar

Texto: Karina Fascina
Imagens: Jomar Bragança e Henrique Queiroga

Para os adoradores de um bom vinho, nada melhor do que tomar uma taça na presença de pessoas especiais. E tudo fica melhor se esses momentos de lazer possam ser desfrutados no conforto do nosso próprio lar. A adega caseira tem conquistado diversos adeptos que buscam momentos de descontração e comodidade.

Por conta de apartamentos cada vez menores, as adegas não possuem mais um ambiente só para elas. Agora, aparecem integradas aos espaços sociais da casa e fazem parte da decoração e proporcionam mais conforto e facilidade para receber e interagir com os convidados.

A arquiteta Estela Neto já é adepta dessa combinação. “Em um loft, utilizei um apoio de adega simples, sem climatização, conectada à área gourmet. A escolha foi ideal por se tratar de uma morada onde tudo é integrado”.

Com foco em integrar a adega nos espaços sociais, a designer de interiores, Laura Santos, apostou no ambiente no qual a família se reúne para fazer as refeições – a sala de jantar. “Com a integração da adega, a sala de jantar se transformou também em um estar, onde pessoas podem degustar o vinho e fazer suas refeições, além de confraternizarem”, explica a designer.

Porém, vale lembrar que fazer uma adega caseira e integrada não é tarefa fácil e precisa prestar atenção em alguns detalhes como o clima e a iluminação do espaço e, claro, o projeto deve atender a necessidade e desejos do cliente. “A primeira coisa que deve haver é uma boa conversa entre cliente e profissional para que as demandas sejam compreendidas e, assim, o projeto possa atender as reais demandas e sonhos da pessoa”, explica a arquiteta Estela Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here