Plugar equipamentos nas tomadas faz parte do nosso dia a dia, mas o que deve ser feito para não danificar aparelhos e evitar choques? Aqui vão dicas importantes!

Você já plugou algum eletrodoméstico ou aparelho eletrônico numa tomada hoje? A transmissão de energia elétrica aos aparelhos é uma ação cotidiana e o manuseio deve ser feito com segurança, para não danificar equipamentos e, principalmente, evitar choques que podem ser fatais. Como não correr riscos? A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina dá três dicas:

Atenção ao tipo de plugue que compõe o aparelho:

Verifique se ele é compatível com o tipo de tomada que se tem em casa. A Tramontina explica que o plugue fêmea (que fornece energia) e o plugue macho (que fica conectado ao equipamento elétrico) devem ser compatíveis para que o funcionamento dos aparelhos ocorra de forma adequada.

O plugue aqueceu ou derreteu em algumas partes?

Isto significa que a tomada está trabalhando com uma energia maior (ampères) do que a sua capacidade, aquecendo a tomada e o plugue ali conectado. Segundo a Tramontina, quando isto ocorre, é hora de consultar um profissional da área de eletricidade e rever a instalação elétrica.

Vai comprar plugues e tomadas?

Se sim, verifique:

  • A corrente do equipamento que se pretende conectar naquele plugue, que deve ser de 10 ou 20 ampères. Eletrodomésticos comuns, como televisores, rádios e computadores, consomem no máximo 10 ampères. Já as tomadas de 20A são destinadas aos equipamentos com potências elevadas, como micro-ondas, aquecedor, condicionador de ar e máquina de lavar louça.
  • Se o produto possui certificado de conformidade, uma garantia de que o fabricante atende as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem o padrão brasileiro para tomadas e plugues elétricos para uso doméstico e análogo. Segundo a Tramontina, um produto certificado passa por testes que garantem ao consumidor a segurança e confiabilidade de atendimento às características de proteção à saúde do usuário e proteção do meio ambiente.