Museu da Lâmpada conta a evolução da iluminação
Texto: Guilherme Bomfim
Foto: Eduardo Zocchi
São Paulo é recheada de museus. Pinacoteca, MASP, Museu do Ipiranga e MIS são alguns dos exemplos. Mas, desde abril de 2012 um outro museu ganhou seu espaço na cidade paulistana. O Museu da Lâmpada conta a história da iluminação, mas não apenas da lâmpada e sim desde a pré-história, onde ela vinha do fogo.
Com o intuito de centralizar em um só ambiente o maio número de informações sobre o assunto, o museu conta com um grande acervo histórico, que contempla fatos e réplicas de diversos modelos antigos de lâmpada, como por exemplo uma do ano de 1900.
Dentro do acervo permanente, o destaque fica para o laboratório luminotécnico. O espaço é completamente interativo e trata de maneira lúdica a evolução das lâmpadas. Outro ambiente que chama a atenção dos visitantes é o dedicado a iluminação cênica, onde a pessoa conhece as lâmpadas e refletores utilizados ao longo dos anos na TV, cinema e teatro.
No museu não poderia faltar uma parte dedicada ao inventor da lâmpada. Nessa área o visitante pode ver um documentário sobre a vida de Thomas Edison e sua maior criação, participar de uma oficina de artesanato com lâmpadas e ver uma réplica do ambiente de trabalho dele. Além disso, a pessoa pode registrar uma foto ao lado da imagem de Thomas Edison e quem não tiver uma câmera pode usar uma lambe-lambe dedicada para isso.
O Museu de Lâmpada fica na Avenida João Pedro Cardoso, 574 – Jabaquara, e para ter acesso basta doar 1kg de alimento não perecível.