Com apelo futurista, quarto elaborado para um garoto de nove anos reúne conforto, tecnologia e muito estilo
Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Divulgação
Que garoto não sonhou ter um mundo só seu – uma “fortaleza secreta” que o resguardasse do mundo dos adultos e onde ele tivesse, ao alcance da mão, tudo aquilo que torna essa fase da vida tão especial? Agora, imagine se esse “mundo particular” ainda tivesse uma trilha sonora própria e um apelo meio “futurista”, próprio dos bons filmes de ficção científica?
Pode parar de “imaginar” – esse lugar realmente existe! Uma criação excepcional da designer de interiores Angélica Gimenes, o quarto destacado neste artigo foi criado para um garoto de nove anos, embora impressione pessoas de todas as idades. Os tons, materiais e sacadas decorativas compõem um ambiente repleto de estilo, além de muito confortável e elegante. A vista se perde em meio a tantos detalhes interessantes – repare, por exemplo, que até os brinquedos se tornam parte da decoração.
Muita luz!
Madeira, laca e muita luz predominam no layout, que, além de tudo, é discretíssimo no que diz respeito à tecnologia: o som, por exemplo, parte de alto-falantes ocultos que proporcionam uma ótima performance sem nunca se fazer notar (ou desarranjar o preciso equilíbrio estético do quarto). “Além disso, utilizamos conjuntos de iluminação que proporcionam diferentes ambientações dentro de um único espaço”, diz Angélica. “Na verdade, muitos pontos de iluminação foram inseridos neste projeto, já que a ideia se baseia em futuro, planetas etc.”
Segundo a designer de interiores, seis luminárias redondas embutidas marcam todo o espaço com luz. “Elas são responsáveis pela maior luminosidade do espaço”, prossegue Angélica. “Além disso, foi construído um painel de madeira com um círculo vazado no centro e iluminado com LED. Esta peça marca o canto de leitura, que é composto por umaball chair e dois pendentes, dando a ideia de planetas.”
O LED ainda está presente em nichos vazados na cabeceira da cama e no painel da TV. “Também providenciamos uma fibra óptica no teto, sobre a cama, para dar uma ideia de céu, assim como uma fita de LED na sanca desse rebaixo”, complementa Angélica. “O mobiliário de estudos também possui iluminação sob as prateleiras.
Cada sistema de iluminação liga-se independentemente, conforme o desejo ou necessidade.”
O mobiliário foi criado especialmente para este projeto e concebido com exclusividade. Cadeiras, poltronas e alguns acessórios de decoração são da By Art Design e o tapete é da Carpet Express. Já as luminárias pendentes vieram da Ana Luz, enquanto o enxoval e as almofadas, seguindo o exemplo do mobiliário, foram feitos sob medida. Embora a implementação de todos esses elementos no espaço não tenha exigido grandes intervenções na infraestrutura, foi preciso providenciar um forro de drywall para atender às necessidades específicas da iluminação.
Conceito “futurista”
Encarregada de implementar toda a tecnologia do ambiente, a AZ Home trabalhou a partir das especificações propostas para o design. “Viabilizamos a sonorização de acordo com o contexto ‘futurista’ do ambiente, ou seja; utilizamos a solução mais discreta e moderna”, afirmam Junior Miranda e Priscila Brito, respectivamente, diretor executivo e assistente comercial da AZ Home.
A infraestrutura providenciada para o quarto se constituiu de caixas de som ocultas, amplificador e uma Central Player. Em se tratando dos diferenciais do projeto, a equipe da AZ Home destaca, além da personalização com que foi pensada a sonorização, a qualidade dos equipamentos. “Buscamos, em nossos projetos, soluções inteligentes que se integrem ao projeto arquitetônico e que atendam às necessidades dos clientes”, ressaltam Miranda e Priscila.
Além do “quarto futurista”, a propriedade em questão poderá ganhar, em breve, mais algumas inovações tecnológicas. “Está nos planos do proprietário sonorizar outros ambientes e, talvez, adquirir um sistema de automação”, concluem os experts da AZ Home.