O anseio por versatilidade é um reflexo do home office

Especialista afirma que cenário pandêmico levou a uma maior procura por espaços residenciais acolhedores e práticos

As mudanças no estilo de vida das pessoas geradas pela pandemia também tiveram efeito na decoração. Atendendo às novas necessidades das pessoas, a tendência é que os espaços, a partir de agora, tornem-se mais multifuncionais e confortáveis. Esta é a aposta dos profissionais da área para 2022.

Segundo os especialistas da área, isso vai de encontro à tão atual almejada sensação de proximidade e liberdade, de poder interagir melhor com as pessoas dentro de casa. E é possível transformar os ambientes da residência facilmente, em especial, ao optar por pequenas reformas.

Home office

Fernando Barbosa, diretor da Planearte, destaca que o anseio por versatilidade é um reflexo do home office, que segue peças e mobílias, confortáveis e possíveis de serem realinhadas conforme as necessidades de cada um. “Como móveis híbridos ou retráteis, os quais você pode montar um escritório improvisado para trabalhar durante o dia, e a noite um ambiente agradável para o descanso”, complementa o especialista.

Os ambientes integrados – sala e cozinha, sala e varanda, cozinha e lavanderia juntos – também têm grande adesão por parte das pessoas. Afinal, isso deixa os imóveis mais aconchegantes e dá a seus ambientes a impressão de serem maiores do que realmente são.  

“Os móveis e o layout dos cômodos interferem nessa sensação de conforto”, prossegue Barbosa. “Portanto, os ambientes integrados estarão em alta, além de móveis funcionais. Aliás, um detalhe: a mobília deve contar apenas com o necessário, sem exageros, com linhas simples e limpas, no estilo minimalista.”

Embora cores vibrantes e diferentes estilos decorativos combinem com esses ambientes, o minimalismo será a grande demanda do décor em 2022. Quanto mais simples, melhor, mas sempre com um toque de aconchego. E para atender à busca por ecletismo, entra em cena o mobiliário multifuncional, que possibilita aproveitar melhor a área do imóvel. “Ao investir nesse tipo de móvel, dá para ter peças essenciais ao seu dia a dia sem prejudicar ou comprometer todo o espaço disponível”, destaca o diretor da Planearte.