Descubra como montar uma academia no seu lar

Monte uma academia em casa e mantenha a forma durante a quarentena

Sem gastar muito, é possível ter uma academia em casa e tornar o espaço confortável para se exercitar

O exercício faz bem ao corpo e à mente, principalmente em tempos de quarentena, quando é ainda mais importante manter a saúde e o astral em dia. Segundo as arquitetas Patricia Penna e Cristiane Schiavoni, é possível montar uma academia caseira sem ter que desembolsar muito dinheiro para isso. Você só precisará de alguns metros quadrados, um colchonete, um suporte para o smartphone (ou uma caixa de som) e disposição para malhar!

Vista inspiradora

Não há melhor estímulo para a prática de exercícios que uma vista motivadora. Neste projeto de Patricia Penna, por exemplo, uma varanda recebeu equipamentos de academia. “A vista para o skyline da cidade e a ventilação natural da varanda criaram um ambiente estimulante e fresco”, diz a arquiteta.

Um colchonete e almofadas, especialmente dedicadas para este uso, garantem o conforto dos frequentadores da academia caseira. Para incrementar os exercícios de musculação, os praticantes compraram caneleiras e halteres. Lembrando que, após a sessão diária de exercícios, é importante higienizar toda a área utilizando toalhas e álcool em gel.

Cantinho versátil

Já neste projeto, assinado por Cristiane Schiavoni e também implementado na varanda de um apartamento, a versatilidade dá o tom. Os moradores esperavam por um bebê na época em que o espaço foi idealizado. Assim, a opção foi criar um ambiente eclético, que funcionasse tanto como um local para os exercícios da mamãe quanto uma área de brincadeiras para a criança.

Cristiane optou por colocar um banco-baú em um dos cantos do ambiente de 2m², a fim de guardar os objetos de ioga e os brinquedos do filho. “Além disso, cobri o piso com um deck de madeira sob medida, para trazer um conforto térmico, onde os moradores possam vivenciar momentos de qualidade”, acrescenta a especialista.

Outros atributos do projeto são a vista magnífica que o espaço proporciona, o que garante um clima agradável às sessões diárias de exercícios, e as almofadas e o tapete escolhidos para a prática, que conferem ao décor uma atmosfera colorida e harmônica. Lembrando que plantas, difusores de ambiente e objetos também são bem-vindos nesse tipo de projeto.

Essa e muitas outras matérias estão na edição 179 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. O melhor, é inteiramente gratuita! Que tal acessar e se deliciar?

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.