Mesas fazem a diferença na sala de estar

Bonitas e funcionais, mesas podem ser os “coringas” em um projeto de decoração de interiores

Encontradas em diversos tamanhos e estilos, as mesas de centro, laterais ou de apoio podem ser os “coringas” de um bom projeto de decoração de interiores. “Para compor os ambientes de estar, classificamos as mesas em três tipos: mesa de centro, lateral e de apoio”, explica Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, loja de mobiliário de luxo que é uma referência para arquitetos, decoradores e apaixonados por design.

Na hora de adquirir uma dessas peças, lembre-se de que seu estilo deve ser compatível com o do ambiente, já que elas estão disponíveis em uma infinidade de materiais e acabamentos. Também é importante considerar o tipo de utilização que se dará ao móvel antes de efetuar a compra. “Se a ideia é colocar plantas, ou copos, prefira materiais resistentes, como vidro e laminado, que não danificam nem mancham com água. Materiais naturais, como madeira, conferem aconchego, enquanto o mármore traz sofisticação”, afirma Gisele.

A seguir, confira alguns modelos que podem agregar ainda mais estilo e funcionalidade à sua sala de estar.  

Mesa de centro

Este modelo, ideal para apoiar objetos decorativos, controles e copos, é bastante utilizado em salas de estar com layout tradicional. Mas só é indicada para cômodos grandes, nos quais a mesa não atrapalhe a circulação pelo ambiente. Além de funcional, a mesa de centro pode trazer personalidade para os espaços (é o caso da mesa Diedro, da Sierra Gabriel).

“A largura da mesa deve ter de 1/3 a 2/3 em relação ao sofá”, recomenda Gisele. “Já a altura deve respeitar o alinhamento com o assento, ou ser mais baixa, assim não prejudica a visão de quem está sentado”. Ela também lembra que é preciso deixar pelo menos 60cm ao redor de toda a mesa, garantindo uma passagem fluida pelo ambiente.

Mesa lateral

Muito utilizada ao lado do sofá, é uma peça perfeita para servir de apoio para luminárias de mesa, que garantem uma atmosfera mais intimista ao ambiente. Há modelos mais estreitos, que não atrapalham a circulação na sala, e que combinam melhor comespaços menores.

Um bom exemplo é a mesa lateral Santino, lançamento da Sierra Gabriel. Para este modelo, a regra de tamanho leva em conta o braço do sofá, permitindo o alcance das peças quando os moradores estão sentados. Uma dica é apostar em mesas laterais que se sobrepõem, criando uma brincadeira entre as alturas e tamanhos, e aumentando a área de apoio.

Mesa de apoio

Este modelo, que se parece com a peça lateral, se destaca por sua função: a mesa de apoio fica solta no ambiente, o que flexibiliza sua utilização. “Existem modelos com regulagem de altura, o que torna possível transformar em um apoio para o notebook ao lado do sofá, por exemplo”, revela Gisele. A Sierra Gabriel apresenta modelos para todas as necessidades (como a mesa de apoio Pierre, que pode ser utilizada em áreas externas).