Foto:(Divulgação)

Por: Wandy Ribeiro

O italiano é até os dias de hoje uma referência mundial no assunto

O Museu da Casa Brasileira (MCB), em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, traz a São Paulo, uma exposição sobre um dos maiores mestres em arquitetura e design do mundo, o consagrado Gio Ponti. Na mostra, que fica em cartaz de 1 de março, até 15 de abril, estarão expostos vídeos, fotografias de arquivos, móveis e a reprodução de desenhos inéditos.

Através do acervo, o público poderá contemplar na mostra intitulada: “Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti”, as experiências arquitetônicas projetadas pelo mestre do design e da arquitetura na Itália do século XX. As peças expostas foram idealizadas entre 1935 e 1970, e incluem poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes, algumas usadas pela família do designer. Além disso, fotografias retratam como funcionava a relação íntima que o artista desenvolvia com alguns dos seus projetos, como: as casas em Milão, desenhadas para viver com a família, até o Palazzo de Montecatini, que abriga os famosos escritórios da Pirelli.

O evento, que faz parte da segunda edição do IDD (Italian Design Day) – Jornada do Design Italiano no Mundo, conta com o apoio da Molteni&C., responsável pela reedição de parte do mobiliário projetado por Ponti. A exposição chega ao Brasil, após uma temporada de sucesso em várias cidades, entre elas: Milão, Roma, Veneza e Londres.

Vale ressaltar ainda que, um dia antes da mostra estrear, será exibido no Instituto Italiano de Cultura, no bairro de Higienópolis, o filme Amare Gio Ponti, dirigido por Francesca Molteni. O documentário, produzido em 2015, traz depoimentos de familiares do artista e de alguns de seus herdeiros de profissão, como Vittorio Gregotti, Fulvio Irace, Enzo Mari, Giovanna e Maria Grazia Mazzocchi.  Na sequência, haverá um debate com Peter Hefti, responsável pelas atividades culturais do Grupo Molteni e diretor do Museu Molteni e do Compound, na Itália.

Já a exposição, vai acontecer no MCB, para saber mais informações sobre dias, horários e valor de ingresso, acesse o site da instituição clicando aqui.

 

Veja Também