O lighting design (ou “desenho de iluminação) vem ganhando destaque

Um bom projeto luminotécnico é essencial para a criação de ambientes mais agradáveis, econômicos e seguros

Proporcionando economia, beleza e segurança, o lighting design (ou “desenho de iluminação) é uma prática que vem ganhando destaque na arquitetura de casas e empresas. Locais como a Estação da Luz (em São Paulo/SP), a Igreja da Pampulha (Belo Horizonte/MG), o Museu de Arte Contemporânea (em Niterói/RJ) e o Han Show Theatre (Wuhan/China) são exemplos de como esse artifício consegue agregar beleza e funcionalidade a um ambiente.

Lembrando que o objetivo do lighting design não é apenas deixar os espaços esteticamente mais interessantes, mas sim, privilegiar algumas áreas, ocultar outras e focar naquilo que realmente deve ser destacado.

EQUIPAMENTOS DE LED

Atuando na área de iluminação profissional para residências, comércios, indústrias e grandes estabelecimentos há mais de três anos, a Reymaster Materiais Elétricos conta com a experiência de um engenheiro expert em lighting design à frente dos trabalhos.

“Tudo começou em 2019, quando a Reymaster começou a prestar serviços de iluminação decorativa para residências, espaços de lazer, salas de reunião e fachadas”, lembra promotor técnico de iluminação, Roosevelt Freitas, que está à frente dos estudos luminotécnicos decorativos na empresa. “O projeto mais recente, que explica muito bem esse ‘casamento’, é o da Paróquia Bom Jesus, no bairro Cabral, em Curitiba (PR). Trata-se de um estudo de muita responsabilidade, já que a Igreja tem um papel importante na cidade devido à sua importância histórica.”

Freitas conta que a proposta, nesse trabalho, foi dar ainda mais relevância à arquitetura da igreja, apostando nos equipamentos LED com alta eficiência e grande capacidade de reprodução de cor, que substituem as lâmpadas metálicas, cujo consumo é extremamente elevado. “Além disso, no quesito estética, por ser uma construção em estilo eclético com predomínio neogótico, demos prioridade na ênfase aos detalhes, principalmente à fachada e às duas torres”, complementa o promotor técnico de iluminação.

ESTUDO LUMINOTÉCNICO

Na elaboração do projeto, foi utilizado o programa DIALUX, que é mais indicado para esse tipo de trabalho, já que proporciona uma resposta mais assertiva para as potências de energia, bem como graus de abertura, posição dos equipamentos e apresentação do estudo luminotécnico. A Reymaster atua como distribuidora de materiais elétricos, atendendo clientes dos segmentos residencial, empresarial e industrial.

Com um estoque de mais de 40 mil itens à pronta-entrega, nas linhas de iluminação, automação industrial, cabeamento estruturado, comando, sinalização, distribuição e proteção, a empresa especializada em eficiência energética tem sua matriz em Curitiba (PR), com filial na cidade de Joinville (SC), contando com representantes nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do interior do Paraná. Todas as propostas luminotécnicas realizadas pela Reymaster seguem as normas vigentes emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acesse, gratuitamente, a edição 196 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia e curta diversos assuntos voltados a tecnologia!