INVISTA DA MANEIRA SEGURA EM ÁUDIO E VÍDEO

0

“A compra de equipamentos mid-end ou hi-end torna-se viável se adotarmos um planejamento com base no orçamento disponível”

Por Fernando Ramos

“Como escolher os melhores equipamentos para meu home theater?”

Esta é uma das grandes dúvidas do consumidor de tecnologia atual: qual é o melhor receiver? Por que não devo comprar um kit promocional em um supermercado ou magazine? Será que minhas caixas têm qualidade compatível com receivers? Como me certificar de que estou investindo corretamente?

Para sanar essas dúvidas, temos que observar as características técnicas dos equipamentos em conjunto com o ambiente em que serão instalados. E, acima de tudo, saber o quanto pode ser investido em temos de maquinário. Basicamente, há três grandes linhas de equipamentos para home theater: low-end, mid-end e hi-end.

A linha low-end pode ser descrita como a categoria de produtos mais popular, genérica e economicamente mais acessível. Isto é, a mais barata. Normalmente, é encontrada nos grandes magazines e supermercados. Atende aos requisitos básicos de Áudio e Vídeo (A/V), mas geralmente é limitada em recursos, potência, flexibilidade e expansões futuras. São produtos manufaturados em larga escala e com durabilidade discutível, para consumidores menos exigentes.

Mid-end é a categoria intermediária, que alia grande qualidade e desempenho final. São equipamentos com alta durabilidade e meios de produção bem definidos. Só estão disponíveis em lojas especializadas e distribuidores autorizados. Incorporam os mais recentes conceitos A/V, seja na conexão de equipamentos, seja na tecnologia aplicada.

Por fim, há a categoria dos sonhos: hi-end. Abrange equipamentos da mais alta fidelidade sonora e visual e destina-se a um público muito exigente em termos de qualidade e desempenho. Também é encontrada apenas em lojas especializadas e atende a uma pequena parcela de clientes com sensibilidade auditiva suficientemente para notar detalhes que não são reproduzidos em equipamentos convencionais.

Parece uma regra simples, mas “o melhor equipamento é sempre o que você pode comprar”. Com isso, digo que tendemos a escolher apenas os equipamentos que “cabem” em nosso orçamento doméstico. Em um mesmo momento, pode ser difícil a aquisição de todos os equipamentos e acessórios das linhas mid-end ou hi-end. Mas a compra passa a ser viável se adotarmos um planejamento baseado no orçamento disponível.

Cada ambiente requer um projeto exclusivo para a instalação do maquinário. E apenas um profissional qualificado terá condições de avaliar os tipos adequados de máquinas para o seu ambiente. Esta consultoria impedirá que o “sonho do home theater próprio” se transforme em um pesadelo.