Décor criado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin trouxe charme e originalidade ao primeiro “apê” de um jovem casal
Ao serem contratadas para criar o visual do primeiro apartamento de um jovem casal, as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, apostaram em ambientes leves e fluidos e que refletissem as personalidades dos moradores. Os clientes almejavam um espaço integrado e que lhes permitisse receber familiares e amigos com conforto, além de funcionar como um refúgio para o estresse da vida diária.
Adquirido na planta e localizado em Curitiba (PR), o imóvel de 141m² permitiu às arquitetas trabalharem com bastante liberdade. Para que a propriedade oferecesse mais espaço, algumas paredes foram derrubadas para a integração da cozinha, da churrasqueira e das salas de estar e de jantar, que ganharam unicidade por meio de um piso em cimento queimado monolítico.
Mood high-low
Atenção especial foi dedicada à churrasqueira interna (um dos elementos que fizeram o casal se interessar pelo apartamento), valorizada por um painel aramado com tramas desenhada pelo escritório no melhor mood high-low (e que também ressalta o estilo industrial em que se insere o projeto).
Na área social, um pórtico em Fresno Negro prolonga-se por toda a sala de jantar e estar, emoldurando o revestimento de tijolo em concreto das paredes, o sofá e o bloco ripado (que “esconde” o lavado). Um belo jardim vertical foi providenciado para a varanda do apartamento, assim como um lúdico balanço feito pelo próprio casal.
A suíte máster também é cheia de estilo, com chapas aramadas na cabeceira da cama e nas prateleiras do closet e placas de concreto que conferem um bem-vindo toque de despojamento ao cômodo, ao mesmo tempo em que ilustram as vantagens oferecidas por um uso mais diversificado de materiais em projetos de decoração.
Obras de arte
A paleta cromática neutra da propriedade permite que certos detalhes se destaquem na decoração, o que inclui um quadro a óleo sobre tela disposto na sala de jantar (assinado pela artista plástica Iolanda Mazzotti) ou a fotografia “Dead Vlei” apoiada sobre a bancada da churrasqueira, de autoria da fotógrafa Mana Gollo.
Também há um toque artístico na suíte, que recebeu telas do artista plástico André Zimmerlin e da artista e arquiteta Kalissa Pequito. Em sua totalidade, o projeto encanta pela presença marcante da madeira, a força do concreto, o colorido das obras de arte e a singularidade da ambientação, que traduz muito bem as personalidades dos clientes.