ILUMINE-SE

0
Foto: (Projeto de Nina Abadjieff - Créditos: Jomar Bragança)

Saiba de que forma a iluminação adequada para cada ambiente pode interferir em diversos aspectos da sua vida

Conforme explica as arquitetas Fernanda Andrade e Nina Abadjieff, um projeto luminotécnico pode surpreender e transformar qualquer ambiente, criando um espaço mais charmoso, bonito e agradável. Entretanto, as profissionais ressaltam que é preciso criatividade e senso de entendimento sobre o espaço.

“A luz tem a capacidade de modificar as emoções das pessoas. Elas podem ficar mais concentradas, alegres, calmas ou até sonolentas a partir do tipo de luz e intensidade usada em um espaço”, conta Nina.

Fernanda complementa explicando que, por isso, a necessidade de conhecer o tom da lâmpada. “A luz amarela é indicada para criar ambientes mais intimistas e de descanso, mais usadas em salas e quartos. Já a luz branca, é mais usada em banheiros, áreas de serviço, cozinhas, escritórios, onde é preciso foco e concentração”, completa.

Como exemplo, Fernanda ainda cita as lâmpadas de Led. Segundo ela, são os modelos que mais utiliza nos seus projetos. “A luz amarela é indicada para criar ambientes mais intimistas e de descanso, mais usadas em salas e quartos. Já a luz branca, é mais usada em banheiros, áreas de serviço, cozinhas, escritórios, onde é preciso foco e concentração”, comenta.

Nina também fala sobre a funcionalidade do Led em ambientes diversos. “Em um projeto, trouxe um ar diferenciado ao quarto ao especificar um perfil iluminado com fita de Led. A luminária é bem democrática. Dá para usar de todas as formas e em todos os espaços. É possível trocar a sanca por ela ou fazer uma arandela, contornando todo o forro de gesso”, destaca.

Foto: (Jomar Bragança)iluminação

Para finalizar as profissionais salientam projetos com iluminação criativa. “Em um quarto infantil, optei por luzes pontuais. O forro de gesso com plafons redondos de diâmetros diferentes permitiu um ambiente lúdico, não convencional. Já em um quarto de casal, a iluminação de forma indireta usada no painel da cabeceira foi proposta para iluminar e valorizar o papel de parede com muita elegância”, encerra Fernanda.

Veja Também