iluminação primavera

Primavera: como iluminar a casa na estação mais florida do ano!

Para quem tem dúvidas sobre o assunto, a Yamamura, megastore de iluminação, apresenta algumas dicas práticas

A chegada da Primavera abre espaço para a exuberância de plantas e flores na decoração, revelando um mix de delicadeza e bem-estar. Devido à sensibilidade das espécies, nada como uma iluminação adequada para tornar o ambiente perfeito para abrigá-las, seja na área interna ou externa. Por isso, a Yamamura, referência no segmento de iluminação, traz recomendações importantes sobre este tema.

Área Interna

Para ter plantas em casa, o primeiro cuidado é procurar mantê-las em locais próximos às janelas ou áreas mais abertas, como varandas, para que recebam a luminosidade natural e conquistem vitalidade. Fique atento às particularidades da espécie escolhida a fim de saber se ela irá precisar de muita ou pouca luz.

Para a iluminação artificial, a sugestão é pela tecnologia do led. Além de ser mais econômico e ambientalmente menos prejudicial, essa opção não emite calor, o que impede que as folhas e pétalas queimem em contato com os fachos de luz.  Outra dica: o uso de peças com Índice de Reprodução de Cor (IRC) acima de 90% é o ideal para que as cores fiquem mais vivas.

Quanto aos produtos indicados, o uso de spots de sobrepor ou de trilhos vale muito a pena, pois eles conferem um ar mais cenográfico ao espaço e permitem destacar o local por meio de focos de luz direta. Pequenos plafons de mini dicroicas, dicroicas ou R-70 também reforçam esse contraste, porém de forma mais clean. Para sair do óbvio, aposte na iluminação indireta com vários tipos de plafons ou efeitos de luz em sancas de gesso, pois iluminam o espaço de maneira mais uniforme, com uma atmosfera suave.

Área Externa

iluminação na primavera

Como se tratam de áreas mais vulneráveis às intempéries, a dica é investir em peças com Índice de Proteção superior a IP65, garantindo maior resistência à chuva, ao sol e outros fenômenos.

Projetores, espetos, embutidos de solo, balizadores e postes com led são alternativas ideais para jardins. Para a iluminação de quintais pequenos, os espetos e embutidos de solo são bem-vindos. No caso de espaços maiores, como gramados, os balizadores e postes são excelentes. Já para áreas amplas, como campos com árvores, principalmente aquelas de grande porte, são recomendados os projetores com maior intensidade de luz.

Dicas Gerais

Tanto em áreas externas como internas, a temperatura de cor indicada para utilizar perto de plantas é o branco quente (2400K a 3000K), responsável por um tom mais amarelado, além do branco neutro (até 4000K), pois garantem que o espaço detenha um ar mais aconchegante e bem próximo à iluminação natural. Outra sugestão é manter uma distância razoável entre os elementos, sempre considerando a área de vegetação a ser iluminada, o foco e o efeito de luz desejados, além da quantidade de lumens de cada produto.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.