o espaço Casa Cosentino Embaúba, criado pelo arquiteto e designer Lucas Takaoka

Lucas Takaoka assina o décor da Casa Cosentino Embaúba, um projeto que reúne beleza, elegância sustentabilidade

Até o dia 11 de setembro, o público poderá conhecer as mais novas propostas e tendências em arquitetura e decoração na edição comemorativa de 35 anos da CASACOR São Paulo. O evento, realizado no famoso Conjunto Nacional (um ponto de referência da capital paulista), tem, entre seus destaques, o espaço Casa Cosentino Embaúba, criado pelo arquiteto e designer Lucas Takaoka.

Como sugere o nome, o projeto foi inspirado na embaúba, árvore nativa brasileira que é responsável pela regeneração de áreas desmatadas ou em fase de recuperação. Com 220m², o ambiente faz um convite à reflexão sobre a ressignificação das nossas próprias vidas e como reconstruir os pontos defasados e frágeis que foram afetados nos últimos dois anos.

Segundo o criador do espaço, a Casa Cosentino Embaúba representa um momento em que as pessoas passaram a priorizar ao máximo seu tempo, assim como a qualidade de vida combinada ao ritmo de trabalho. “Dessa forma o home office, em muitas ocasiões, acabou se deparando com paisagens de campo, litoral, mata, onde cada indivíduo se adaptou a praticamente um período de forma introspectiva, não egoísta, mas de cuidar de si”, afirma Lucas. “O êxodo urbano em busca da mata, do cheiro de chuva, de intervalos no cotidiano, em locais desatrelados aos paredões cinzas urbanos. Esse foi um panorama de ensinamentos e amadurecimentos.”

Superfícies inovadoras

Uma líder mundial em produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis, a Cosentino está muito bem representada no projeto. No revestimento do piso de todo o espaço, foi utilizada a superfície ultracompacta Dekton na cor Danae – assim como a areia, que se movimenta no deserto, as diferentes tonalidades do bege são refletidas ao longo da peça para captar a essência do movimento.

No revestimento da lareira e das paredes do banheiro da suíte, foi usada a mesma tonalidade. A suíte ainda conta com o Silestone no tom Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono. Faro White representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol, simbolizando pureza, simplicidade e serenidade. Inspirada nos faróis que apontam o caminho dos navios, essa cor também se caracteriza por uma textura sedosa e macia. O padrão também foi aplicado na bancada e na ilha da cozinha.

Além de bonitos, os revestimentos incorporados ao projeto se distinguem por características que os tornam únicos – por exemplo, a alta resistência à ação do sol, riscos, manchas, abrasão e mudanças de temperatura. Essas propriedades tornam as superfícies Dekton muito indicadas tanto para aplicações internas como externas. Já o Silestone se reinventou por completo em 2021, a partir de um novo processo produtivo, marcado pelo compromisso ambiental da empresa e pela aposta na economia circular e na gestão sustentável.

O produto, agora, conta com a tecnologia HybriQ+, que utiliza 99% de água reutilizada dos processos produtivos, 100% de energia renovável e no mínimo 20% de matéria-prima reciclada em sua composição. A execução e instalação dos acabamentos e bancadas ficou a cargo da Marmoraria Dimagra.

Projeto paisagístico

A Casa Cosentino Embaúba ainda deve seu charme às boas escolhas da paisagista Bia Abreu, que integrou a natureza ao ambiente de forma muito harmoniosa. Nesse caso, o desafio da especialista era explorar as possibilidades de espécies capazes de resistir a um ambiente com pouca iluminação natural. Dessa forma, Bia trouxe a própria embaúba, que dá nome ao ambiente, além de investir em maciços de plantas típicas da Mata Atlântica, que reafirmam o caráter regenerador da árvore.

No que diz respeito à mobília, merecem destaque os projetos elaborados pelo designer, como a mesa “Abaporú”, uma referência à pintora modernista Tarsila do Amaral e ao idealismo do Movimento Antropofágico estabelecido em 1026 por Oswald de Andrade. A mesa é rodeada pela delicadeza das cadeiras “Teresa”, peça que faz numa homenagem à mãe de Lucas e será lançada durante a CASACOR São Paulo.

As poltronas “Belo Horizonte” e o sofá “Joaquim” (cujo nome é uma homenagem ao pai do arquiteto) também são criações magistrais de Lucas. Quem visitar o espaço também poderá conferir, em primeira mão, o protótipo das baquetas da cozinha, que deverão ser lançadas no próximo trimestre. O toque final de elegância no mobiliário é proporcionado por peças produzidas pela Ornare. A Casa Cosentino Embaúba ainda ganhou um caprichado projeto luminotécnico que surpreende pelo acolhimento e luminosidade.