Projeto tem como foco sustentabilidade, construção industrializada e residência

Texto: Amanda Libel

Foto: Divulgação

O escritório paulistano Mindlin Loeb + Dotto apresentou o projeto do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), que ficará no campus da Universidade de Brasília no Gama, no Distrito Federal. Resultado da parceria entre a UnB, Building Research Establishment (BRE) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o projeto é financiado pela FINEP, a Financiadora de Estudos e Projetos.

Para visar conceitos como sustentabilidade, construção industrializada e residência, o projeto arquitetônico tem como proposta dividir a sede do PISAC em quatro edifícios de funções distintas interligados por passarelas e edificados com a utilização de sistemas construtivos industrializados.

O conceito do projeto está relacionado à integração ao meio ambiente com diretrizes de mínima interferência no solo bem como a mínima supressão de elementos arbóreos. E são essas diretrizes que determinam a locação dos edifícios de forma distribuída em relação ao solo.

Com a missão de fomentar inovações tecnológicas, de alto desempenho e sustentáveis, o projeto PISAC previu uma Praça de Protótipos estruturada para abrigar 15 unidades de demonstração de tecnologia com foco em habitações, edificações escolares, comerciais e de saúde, além de um Centro de Energias Renováveis, a serem construídos por meio de redes colaborativas.

Mais informações: http://rodrigomindlinloeb.arq.br/pt/