ENERGIA SOLAR: MITOS E VERDADES

0

Por Redação

Fotos Shuterstock.com

Afinal: vale a pena investir em um sistema de energia solar fotovoltaica?

Criada a partir de painéis que convertem a luz do sol em energia elétrica, a energia solar fotovoltaica é a um só tempo “sustentável” e econômica. Ela também ganha cada vez mais terreno em nosso país: segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 53 mil geradores foram instalados e comercializados no Brasil. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. A seguir, os especialistas da empresa Engegrid esclarecem alguns “mitos” e “verdades” sobre tais sistemas. 


VERDADES


As placas não geram energia durante a noite

De fato, a geração de energia não acontece sem a luz solar, então, à noite, utiliza-se a energia elétrica fornecida pela concessionária. Nos locais onde não há fornecimento de energia elétrica, podem ser usadas baterias para armazenar a energia produzida pelas placas e utilizá-las durante a noite.

O sistema fotovoltaico agrega valor ao imóvel
Uma pesquisa patrocinada pelo departamento de energia dos EUA constatou que imóveis com sistema solar de energia são de 3% a 6% mais caros do que aqueles que não possuem a tecnologia.

MITOS


O custo da instalação é muito alto
O custo da instalação pode ser considerado um investimento de médio e longo prazo, pois o retorno total vem entre três e cinco anos de uso. Os painéis possuem garantia de eficiência de 25 anos e sua vida útil pode chegar a 40 anos.

Esses sistemas não geram energia no inverno
A energia é gerada a partir da luz do sol, e não do calor. Então, mesmo em dias frios, o sistema funciona normalmente.

Painéis solares são frágeis e quebram facilmente
Os painéis são projetados prevendo impactos e adversidades climáticas, uma vez que sua instalação é feita do lado de fora das construções.

Veja Também