ENERGIA ELÉTRICA E EQUIPAMENTOS: UMA RELAÇÃO “COMPLICADA”

0
Foto: (Divulgação)

Saiba quais são os fatores que podem diminuir a vida útil do seu sistema

A energia elétrica que recebemos em nossas residências é fornecida em uma frequência alternada de 60Hz com certa tensão, que é aquela especificada na conta de luz recebida mensalmente. Hoje, temos, no Brasil, redes de 110 e 220V.

A corrente drenada da rede elétrica é aquela consumida pelos aparelhos conectados a esta rede, sendo que a corrente total de sua residência, de forma muito simplificada, é a soma das correntes de todos os aparelhos conectados á rede elétrica. Eles têm de transformar a tensão alternada (que muda de sentido 60 vezes por segundo, sendo positiva por um curto período de tempo e negativa por outro curto período do tempo, de onde vem o nome “alternada”) em uma tensão adequada para alimentar os circuitos de processamento de sinal, que não trabalham com corrente alternada, e sim, contínua (similar àquela fornecida, por exemplo, pela bateria de um carro).

Para saber mais, e ter acesso a este e muitos outras matérias sobre diversos assuntos relacionados à tecnologia, decoração e muito mais, assine a Revista Áudio e Vídeo clicando aqui!