Saiba como deixar a casa fresca e arejada para a estação mais quente do ano

Texto: Karina Fascina
Imagens: Daniel Mansur e Henrique Queiroga

Com o verão “batendo à porta”, as altas temperaturas invadem a casa e deixam uma sensação desconfortante aos ambientes. Para evitar essa situação, chegou a hora de investir em alternativas arquitetônicas que minimizam o calor e possibilitam à residência mais frescor.

O verão começa no próximo dia 21 de dezembro e, para suportar as altas temperaturas esperadas para esse ano, a arquiteta Estela Netto traz algumas dicas. “Certas ações podem ajudar, como aumento do pé direito, posição das janelas – se elas estiverem ao sul, receberão sol somente na parte da manhã – e ventilação cruzada, para renovação do ar”, relata.

Ainda segundo a profissional, outro item que merece atenção é o telhado – quanto mais escuro, mais quente será a casa, por isso, quem pretende reformá-la, é interessante optar por cores mais claras. “Telhados brancos podem reduzir o uso de energia no verão entre 10% e 40%. Eles refletem 90% da luz solar, tornado as casas mais agradáveis”, explica. Telhas metálicas, de zinco e amianto também devem ser evitadas, pois aquecem com maior facilidade. “No caso de lajes planas é interessante associá-las aos telhados sanduíche, verdes ou argila expandida”, acrescenta Estela.

Mas, de volta ao interior da residência, outros itens podem ajudar a manter um clima agradável nessa época do ano. A arquiteta Carmen Calixto dá algumas sugestões para os clientes que não desejam fazer uma grande reforma, mas ainda pretendem adequar a casa para o momento. “Deve-se evitar tapetes muito felpudos e dar preferência aos estofados em tecidos naturais como o linho, por exemplo”, destaca Calixto.

A iluminação também interfere na sensação térmica do ambiente. Para isso, Carmen Calixto também traz dicas interessantes. “Devemos evitar também o uso de lâmpadas dicroicas, incandescentes e halógenas, pois elas produzem calor. É importante dar preferência para lâmpadas em LED ou frias”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here