Técnica permite criar ambientes versáteis e modernos sem grandes reformas

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Dar uma “cara nova” ao ambiente não necessita de grandes mudanças e, às vezes, menos é mais. Pequenas atitudes já dão um ar diferente ao espaço e sem ser preciso fazer reformas trabalhosas e que demandam tempo. Uma maneira simples de proporcionar um novo estilo ao espaço é o uso de tapetes sobrepostos, que quebram a rigidez da composição clássica, além de serem versáteis.

Os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra utilizaram a técnica na ‘Suíte Master’, ambiente em exposição na mostra Casa Construir 2016 que acontece até 9 de julho, em Minas Gerais. A sobreposição de tapetes permitiu que os profissionais criassem um espaço mais sofisticado.

“Tapetes sobrepostos demonstram grande capacidade compositiva, é a possibilidade de ousar, mantendo a elegância. O ambiente casual fica mais intrigante e o ambiente sofisticado ganha perspicácia. O layout assimétrico agradece às sobreposições também assimétricas, conferindo dinamismo e amarrando o mobiliário aparentemente disposto de uma forma aleatória”, explica Bruno Vianna.

Ainda segundo os profissionais, todo tapete pode fazer parte de uma composição sobreposta, mas é importante ficar atento à altura dos mesmos para ter harmonia de cores, texturas, desenhos, além de garantir conforto ao caminhar sobre eles.  “Até um tapete de pelo alto pode ser sobreposto se vier acima de um modelo bem fino. A regra aqui é o olhar profissional para uma montagem harmônica, ressaltando a beleza dos tapetes utilizados e trazendo algo inusitado ao ambiente”, ressaltam.

A designer de interiores Laura Santos também é adepta da técnica da sobreposição. Em seu ambiente, o ‘Espaço Leitura’, também presente na Mostra Casa Cor Construir, a profissional garante que utilizá-la possibilitou criar um ambiente mais moderno e personalizado. “Eu buscava um espaço moderno, atual, aconchegante e que quebrasse as regras da decoração”, conta.

Laura afirma que o segredo para fazer uma boa sobreposição é procurar tapetes que se ‘completem’ e indica: “É importante ficar atento com a sobreposição para que não ultrapasse as circulações do espaço, porém não há uma regra para utilizá-los. A criatividade é livre”.