Postar fotos no Instragram ou no Facebook virou um vicio

Postar fotos no Instragram ou no Facebook virou um vício e o bacana é incrementar essa postagem para obter melhores resultados

Fotos Shutterstock.com (por New Africa, Roman Samborskyi e Monkey Business Images)

Mesmo que o objetivo seja apenas postar uma foto no Instagram ou no Facebook, algumas regras básicas da fotografia podem ser empregadas para que você obtenha resultados melhores. Nada muito complicado: estamos falando de meros cuidados e “truques” que funcionam muito bem tanto em fotos profissionais como nas selfies que compartilhamos diariamente com os amigos.

A seguir, confira alguns toques que vão dar um “up” nas suas imagens. Mãos à obra!

Descubra um ângulo que te favoreça

As celebridades da TV, da música e do cinema levam muito a sério suas imagens. Por isso, tomam diversos cuidados quando posam para fotos. Um deles é sempre serem fotografados em ângulos que as favoreçam. Algumas pessoas ficam melhor na foto de perfil, com o lado esquerdo do rosto em evidência, enquanto outras parecem mais interessantes com a cabeça ligeiramente abaixada e olhando de forma indireta e enigmática para a lente. Não há uma regra – por isso, a recomendação é que você faça uma série de experiências e avalie em quais fotos seu rosto parece mais fotogênico.

Não se limite apenas a tirar fotos de perfil, evidenciando os lados direito e esquerdo do rosto. Outras ações que podem surtir um efeito legal são experimentar tirar selfies com o telefone postado mais acima ou abaixo da cabeça. Ou então, franzir ou arquear as sobrancelhas. Dependendo da sua estrutura facial e das suas expressões, esses detalhes poderão fazer uma grande diferença no resultado final da foto. E quando você encontrar seu melhor ângulo, basta utilizá-lo sempre que for tirar uma selfie ou posar para uma foto.

Procurar um bom ângulo faz toda a diferença para que você fique mais fotogênico

Com que câmera eu vou?

Se você costuma fazer seus registros e fotos com um iPhone, a dica é sempre usar a câmera traseira. Pode até parecer mais fácil fazer seus cliques com a câmera frontal, mas, normalmente, a lente traseira é de melhor qualidade e oferece resultados superiores. Vale lembrar que o iPhone sempre leva vantagem nesse quesito, já que a tecnologia de suas câmeras é mais complexa. Suas câmeras entregam imagens mais reais e conseguem reproduzir com maior exatidão as nuances dos tons de pele.

Atenção aos melhores horários para fazer as selfies

Embora costumemos fazer selfies em todos os horários do dia ou da noite, não há dúvida que somos mais fotogênicos no período da manhã. Uma das razões é que a luz do sol, nesse momento do dia, é mais favorável, proporcionando uma luminosidade natural e envolvente. Mas também parecemos mais bonitos porque nossas peles e cabelos ainda não estão impregnados de suor e umidade, que vão se acumulando ao longo do dia. Então, se quiser ficar bem na foto em um registro especial, faça a sua selfie de manhã, antes de ir para a faculdade ou para o trabalho.

Seguir algumas regras básicas da fotografia podem ser empregadas para que você tenha ótimos resultados

Cuidado para não virar um “meme”!

Todo mundo já viu selfies em que objetos e “coadjuvantes” indesejados acabaram roubando a cena, para desespero dos autores das fotos: animais domésticos passando atrás da pessoa fotografada, cenas inusitadas acontecendo no fundo da cena ou elementos constrangedores acidentalmente incluídos no enquadramento (por exemplo, a privada do banheiro!). Para evitar se transformar em um “meme” de internet, tenha o cuidado de dar uma inspecionada rápida no ambiente ou local onde for fazer a selfie, certificando-se de que os mesmos não oferecem nenhum “perigo” para o resultado final da foto.

Mude a forma de enquadrar o seu rosto

A norma geral é que o rosto todo da pessoa apareça nas selfies. Mas, às vezes, resultados muito interessantes são obtidos quando desobedecemos a essa regra básica e tentamos alguns enquadramentos mais ousados. Um deles é registrar apenas uma parte do rosto na foto, o que pode dar à imagem uma boa dose de estilo. Experimente, por exemplo, fazer um autorretrato cujo enquadramento compreenda apenas a área mais central da face (ou seja, da região logo acima das sobrancelhas até alguns centímetros abaixo do queixo). Apenas uma parte do cabelo ficará visível na foto, e não haverá muito “fundo” na sua selfie. Mas, em compensação, esse enquadramento realça mais as expressões, o que confere personalidade e emoção à foto.