Móveis multifuncionais e luminárias que permitam redirecionar a luz estão entre as dicas do arquiteto Bruno Moraes para dar um “toque especial” em imóveis pequenos
Não há dúvida que a conquista do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. E já que não é fácil realizar esse sonho – que requer muita determinação, planejamento e economia –, informação sempre é útil na hora de escolher um bom apartamento no qual investir.
À frente do escritório que leva o seu nome, o arquiteto Bruno Moraes tem algumas dicas muito boas para quem pretende realizar esse feito. A partir desses toques, você será capaz de dar um toque muito especial no seu “primeiro cantinho”.
Prepare-se para mudanças
Antes de tudo, Bruno recomenda que você não se esqueça de pensar no futuro. O expert diz que, na empolgação de equipar e decorar o apartamento, muitos proprietários não levam em conta eventuais mudanças no imóvel que talvez precisem ser feitas no futuro.
O certo, portanto, é escolher móveis que se adaptem a elas. Ele aponta, como um exemplo, a estante que tem na sala de estar de seu próprio apartamento, que é dinâmica(com cubos metálicos iguais, o que permite compor prateleiras, nichos ou módulos fechados).
Antes de mobiliar os cômodos, também é vital considerar como será a disposição de tudo em relação às janelas do apartamento. O certo é deixar os armários próximos, preferencialmente de frente, o que favorece a ventilação e ajuda a prevenir a umidade. Neste projeto, o closet e a estante da sala, que têm módulos fechados, são exemplos dessa recomendação.
Móveis e luminárias
O especialista acredita que móveis e cômodos multifuncionais são as melhores pedidas para apartamentos pequenos. No projeto em questão, há alguns exemplos da aplicação dessa regra, como o móvel atrás do sofá, que exerce duas funções: bar ou bancada de trabalho (o nicho dentro do boxe é outro fator que contribui para o quesito “economia de espaço”).
Bruno também é a favor de luminárias que permitam mudanças de direção e proporcionem novos pontos de luz, como os trilhos com spots, que se adaptam facilmente a eventuais mudanças no layout dos cômodos.
Sem esquecer que é importante relacionar os seus pertences pessoais e verificar se eles cabem no espaço, o que será útil na hora de planejar os armários. “Antes da reforma do meu apartamento, a cozinha e a lavanderia tinham o mesmo tamanho”, exemplifica Bruno. “Optamos por diminuir a área de serviço a fim de ampliar a bancada e ter gavetas extras na cozinha”.
Revestimentos e pisos
Ainda segundo o profissional, o revestimento vazado sempre é uma boa opção para delimitar os ambientes sem “bloqueá-los” visualmente. Nesse sentido, o cobogó pode ser uma alternativa prática e muito indicada para erguer uma parede (alguns deles já vêm com acabamento). No que se refere aos pisos, é interessante usar o mesmo padrão em todo o imóvel, se o apartamento for pequeno. Isto confere aos espaços uma impressão de maior “amplitude”.
Além dessas dicas pontuais no que se refere à decoração, o arquiteto lista alguns cuidados básicos que devem ser observados na hora de escolher o imóvel. Um deles diz respeito à localização do apartamento: se o imóvel ficar na face norte do edifício, por exemplo, a luz solar irá incidir em todas as áreas da propriedade. Já se for na face sul, haverá muito pouco sol, o que influenciará no layout do projeto.
Não deixe, também, de verificar se está tudo bem com os chuveiros e torneiras (abra-os para ver se estão funcionando corretamente) e de fazer uma vistoria técnica na parte elétrica do imóvel. “Você só precisa levar o celular e o carregador para testar em todas as tomadas”, lembra Bruno. Observados esses cuidados, não há dúvida que você poderá oficializar o seu investimento no apartamento com a garantia de que não terá problemas sérios no futuro.