DECORAÇÃO QUE FLUTUA

0
(Projeto Júnior Piacesi com Denise Macedo: escadas e luminárias suspensas dão mais leveza a composição- Foto: Gustavo Xavier)

Saiba como deixar sua casa mais bonita e organizada usando móveis que flutuam!

Com as casas e apartamentos cada vez mais compactos, um dos grandes desafios dos moradores é aprender a fazer uso dos seus espaços de uma forma mais funcional, prática e bonita de se ver. E, neste quesito, os chamados “móveis que flutuam” é uma grande opção para quem quer organizar seu espaço com praticidade e bom gosto.

As opções são inúmeras, prateleiras, por exemplo, podem ser uma ótima opção para organizar diversos utensílios. Alem disso, nichos, bancadas, iluminação, poltronas e escadas entram nesse hall de elementos que podem ficar suspensos, garantindo um melhor fluxo ou mesmo visibilidade do ambiente, como explica o arquiteto Junior Piacesi. “Ao analisar um espaço, às vezes as pessoas veem somente o ambiente em 2D e esquecem que há, também, o espaço aéreo que pode auxiliar na melhora do fluxo e aproveitamento do ambiente. Quando você insere um elemento flutuante, você traz uma sensação de leveza para o espaço. A iluminação flutuante, por exemplo, é um elemento que estamos usando muito agora, pois além de trazer leveza ela aproxima a claridade para o espaço, como em ambientes que possuem um pé direito mais alto. Mesmo com a escala arquitetônica e a amplitude espacial, as luminárias suspensas podem trazer uma iluminação para perto de quem está utilizando o cômodo no momento”, exemplifica.

Para ilustrar ainda mais, a arquiteta Flávia Roscoe complementa explicando sobre a funcionalidade dos elementos suspensos, mas ressalta o cuidado que o usuário deve ter na hora da instalação. “Eles entram em situações em que o objetivo é proporcionar elementos de apoio ou funcionais, mantendo a leveza do espaço. São peças versáteis e proporcionam montagens muito interessantes. Podemos usar o recurso de ter peças suspensas em bancadas, lavabos, espaços gourmet e em outras situações em que haja condições de apoio. É preciso, porém, avaliar o peso da peça e a parede que irá recebê-la para que possa ser considerada a segurança da colocação ou para que se adeque o local onde ela será condicionada”, pontua.

Para finalizar, Junior complementa enfatizando mais sobre a segurança na instalação de elementos suspensos e dá uma dica de material a ser utilizado nestes complementos flutuantes. “O detalhamento para estes elementos na hora da execução de um projeto é muito maior, pois necessita considerar o peso para manter a estrutura. Além disso, é necessário ser bem atento, pois o móvel ou elemento precisa criar uma ilusão de ótica, dando a sensação que se está, realmente, flutuando. Usamos muito as chapas metálicas, pois são materiais rígidos e leves, fáceis de modular e capazes de trazer essa leveza suspensa que queremos. Os elementos suspensos, além de proporcionarem um conforto material e funcional, também é um conforto visual”, encerra.