A decoração de banheiros, em casas com recém-nascidos, é uma auxiliadora para tornar o momento do banho do bebê em algo mais prazeroso
O momento do banho costuma ser um pouco estressante para o recém-nascido. Ele se sente inseguro e fica assustado com a impressão de estar solto e sozinho. Com isso, é comum que ele chore muito nesta hora e, claro, acabe deixando os pais bem preocupados.
Mesmo sendo normal, principalmente em bebês com até 40 dias de vida, é importante fazer com que esse momento seja prazeroso e menos traumático para todos.
As designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, proprietárias do escritório Maraú Design Studio, acreditam que as cores nos influenciam em todas as fases da vida e optar por tons mais suaves no banheiro do bebê certamente irá ajudar no clima acolhedor e calmo que ele tanto necessita neste momento.
“Cores claras como rosa e azul são mais relaxantes. O verde menta também é bastante usado com este intuito”, declara Cris Araújo.
Outro ponto alto trabalhado pelas designers para criar um ambiente relaxante é a iluminação: “Além do uso de cores claras, uma iluminação bem pensada também é indispensável. Um banheiro de bebê deve ter vários pontos de iluminação: iluminação direta, usada na entrada e próxima a espelhos; e pontos de iluminação indireta, que devem ser usadas durante os primeiros momentos do banho, quando o bebê está se acostumando com a água. Tudo isso ajuda a tranquilizar o recém-nascido”, afirmam as designers.