Ao abrir uma empresa, cortar gastos é exatamente o que todo empresário quer. Entretanto, gastar um pouco a mais com um arquiteto pode reduzir o impacto em receitas futuras

Organizar pequenos espaços é uma tarefa difícil, tanto em residências como em ambientes corporativos. Quando um pequeno empresário decide montar um escritório, normalmente, ele mesmo cuida do projeto e essa não é melhor opção.

De acordo com a arquiteta Sonia Acciaris, sócia da Casa 3 Arquitetura e especialista em projetos corporativos, conta que pequenos espaços precisam de soluções ainda mais bem pensadas. “É comum que escritórios pequenos precisem de um projeto que otimize o espaço, tornando-o não só esteticamente bem composto, como também funcional, tanto para a equipe quanto para os clientes”.

A ocupação criativa de um escritório tende a garantir um ambiente harmonioso de trabalho, criando uma sensação de amplitude visual mesmo que a área seja realmente reduzida. A utilização de um mobiliário apropriado, assim como o melhor aproveitamento das características arquitetônicas do espaço, garante um local de trabalho confortável e agradável para todos.

Sonia conta que, quando o ambiente agrada aos colaboradores, a produtividade fica garantida. “Mesmo em um ambiente pequeno é possível se passar credibilidade aos clientes, principalmente quando se percebe que o espaço foi projetado pensando prioritariamente no desenvolvimento das atividades da empresa e no conforto dos usuários”. Por fim, vale ressaltar que a arquitetura corporativa existe justamente para ajudar as empresas a se instalarem corretamente e fazer uso do espaço disponível de forma eficiente e econômica.