Feita de recursos e materiais sustentáveis, casa localizada em São Paulo é 100% ecológica

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Uma residência habitada por uma família de quatro pessoas e que possui toda a infraestrutura que uma casa convencional da classe média apresenta, mas o seu diferencial está nas práticas ecológicas adotadas na construção que consomem 50% menos recursos naturais.

A ideia era construir um espaço auto-sustentável e 100% ecológico e, claro, trazer melhor qualidade de vida para os seus moradores. O resultado de pesquisa e planejamento deu “vida” a Smart Eco House do Brasil – a primeira Smart Eco House energeticamente autônoma da América Latina. O espaço integra tecnologia de ponta e soluções sustentáveis para energia, água e automação. A casa fica localizada no Jardim São Paulo e apresenta 290,0 m² de área construída.

Entre os recursos e materiais sustentáveis usados na sua construção estão a madeira de reflorestamento e demolição, tijolos de demolição, trituração de entulhos, utilização de água da chuva, iluminação natural encanada e telhado semi branco. Já na questão de eficiência energética, a casa apresenta sua iluminação feita totalmente com LED, aquecimento de água por energia solar, geração de energia fotovoltaica e eólica.

Ao todo, foram 50 empresas que trabalharam na construção e no projeto da casa sustentável. Entre elas, está a Discabos – especialista em projetos de áudio e vídeo – que forneceu os cabos HDMI High Speed com Ethernet. Esse cabo foi desenvolvido e construído sobre um padrão ecologicamente correto, sem utilizar chumbo na composição e livre de halogênios. Painéis de parede da AV Life também foram fornecidos ao projeto a fim de garantir acabamento e funcionalidade de qualidade e sem agredir o meio ambiente.

A Smart Eco House do Brasil também funciona como um “Show Room” para demonstração dos equipamentos que a integram, dentro de um sistema automático e inteligente.