Você é o tipo de pessoa que tem uma porção de aplicativos no celular e que utiliza essa tecnologia em vários momentos do dia

Especialistas da plataforma de mobilidade urbana V1 listam os principais apps que garantem uma viagem tranquila

Você é o tipo de pessoa que tem uma porção de aplicativos no celular e que utiliza essa tecnologia em vários momentos do dia – seja no trânsito ou na hora de assistir a um bom filme ou encomendar o jantar? Se for esse o caso, saiba que você não está só! Na verdade, o Brasil é um dos países que mais consomem apps, ocupando o quarto lugar em um levantamento realizado pela plataforma Statista, que analisa e fornece dados de mercado e consumidores às empresas.

Os dados revelaram que mais de 78% dos consumidores brasileiros acessaram a internet com seus dispositivos mobile em 2022. Ainda, a receita total dos aplicativos de dispositivos móveis atingiu US$ 3 bilhões no ano passado. Vale lembrar que o Brasil, hoje, tem mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento anual da FGV. São 242 milhões de celulares versus 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE.

FOCOS DE SERVIÇOS

Vorazes desses dispositivos, os brasileiros são um bom exemplo de que os chamados “telefones celulares” há tempos perderam sua função primária – ou seja, a de servirem como telefones. Atualmente, eles são mais focos de serviços que ajudam a movimentar nichos como o das compras on-line, redes sociais, serviços, assinaturas e streaming de filmes, séries e músicas, além de conteúdo educativo, prática de esportes, serviços de transporte, saúde e bem-estar.

Não chega a surpreender, assim, que muitas empresas tenham passado a apostar em apps como ferramentas para garantir agilidade e conveniência no atendimento. Dados do relatório The State of App Marketing Brazil 2022, da AppsFlyer, apontaram um aumento nas instalações de aplicativos de finanças, saúde e bem-estar e viagem, no primeiro semestre de 2022.

ALUGUEL DE CARROS ON-LINE

Com uma infinita variedade e o poder de colocar tudo o que é importante ao alcance de um click, especialistas da plataforma de mobilidade urbana V1 selecionaram os principais apps que valem o espaço de armazenamento do celular e entregam praticidade àqueles que adoram ser “pilotos no volante” e explorar as estradas brasileiras.

Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e oferece aluguel de carros de forma on-line via aplicativo, como uma espécie de streaming de carros. Em minutos, você escolhe o modelo do carro e a estação de sua conveniência, faz o check-in, uma rápida vistoria interna e externa, e realiza o desbloqueio digital do carro. Em seguida, encontrará a chave no porta luvas do veículo para início de sua viagem.

Segundo a gerente do V1 Aluguel de Carros, Thais Augusta, a devolução é igualmente simplificada. “É possível locar o carro diretamente pelo app, rápido e fácil, sem intervenção da empresa”, comenta Thais. “Tudo é feito pelo celular, sem filas e espera no balcão, tampouco papelada e burocracia. O cliente tem autonomia do início ao fim do serviço, priorizando agilidade, segurança e autonomia”.

O aplicativo pode ser baixado na Apple Store e Google Play e, após o download, o processo de cadastramento é rápido: basta registrar um cartão de crédito válido como forma de pagamento, foto da CNH, registrar uma selfie, e, em poucos minutos, após validação dos dados, você já poderá utilizar o serviço.

UMA MÃO NA RODA!

Após escolher seu automóvel, é hora de planejar a viagem. Nessa hora, o app Lambus pode ser uma “mão na roda”, por ajudar a gerenciar despesas, pontos de parada, documentos e fotos da viagem. Ao cadastrar um novo passeio, você informa o destino, tempo e moeda usada. O aplicativo possui ferramentas para armazenar documentos, ajuda a criar rotas de programação, sinaliza os principais pontos turísticos e registra todos os gastos e despesas.

Já o aplicativo PackPoint (disponível para Android e iPhone) te ajuda a arrumar as bagagens sem correr o risco de esquecer algo. Ao inserir o destino, data de chegada e partida, o aplicativo calcula a previsão do tempo, principais atividades planejadas e praticamente faz as malas por você, gerando listas de itens e quantidades para se levar na bagagem.

Grande parte do planejamento e programação de uma viagem são os custos e as despesas. O app WikiRota tem a finalidade de calcular os gastos: ao você colocar o ponto de origem e o destino, preencher o valor médio do combustível, informar o modelo do carro e consumo médio, o WikiRota calcula o custo total de uma viagem, incluindo os possíveis pedágios da rota. Além de auxiliar no planejamento, saber esse valor também é útil na hora de dividir os custos em caso de viagens com amigos.

Outro aplicativo que pode ser útil aos viajantes é o Flush, nada menos que um localizador de banheiros públicos. Com milhares de banheiros públicos cadastrados e baseando-se na sua localização, o app informa locais com banheiros disponíveis para cada gênero. Já o app Primeiros Socorros, da FICR, oferece informações úteis e práticas para lidar com emergências que possam surgir na estrada.

Se estiver viajando com crianças, tenha à mão o app Playground Buddy, que funciona como um localizador de parquinhos e playgrounds. Baseado na sua localização, a plataforma aponta áreas de entretenimento em lugares do mundo inteiro. Por sua vez, o DNIT na Estrada (aplicativo criado e oferecido gratuitamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) fornece aos condutores informações sobre condições da via, borracharias, pontos de parada, postos policiais, postos de combustíveis, pontos de paradas de descanso e socorro mecânico.

Por fim, o Drive Awake é recomendado a todos aqueles que viajam à noite, por auxiliar o motorista a se manter acordado ao longo do trajeto. É só posicionar o celular na altura do rosto para que seja filmado pela câmera frontal do smartphone. O app, então, rastreia a face e as expressões do condutor e, ao identificar qualquer sinal de sono, emite um som característico para mantê-lo alerta.

Outras matérias interessante estão na edição 205 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!