‘Cinema, Ciência e Tecnologia: Diálogos Possíveis’ leva a Porto Alegre-RS mais de 20 filmes que traduzem o impacto sociocultural e muitas transformações vivenciadas no século XX
A Cinemateca Capitólio Petrobras de Porto Alegre-RS apresenta de 18 a 31 de julho a mostra Cinema, Ciência e Tecnologia: Diálogos Possíveis com mais de 20 filmes, entre curtas e longas, que trazem múltiplas perspectivas a respeito da intersecção tripla entre os saberes. Em diferentes tempos e territórios, as obras traduzem o impacto sociocultural e muitas transformações vivenciadas no século vinte.
Mostra ‘Cinema, Ciência e Tecnologia’ será dividida em 10 sessões
A mostra será dividida em 10 sessões: Enigmas, Investigações, Ilusões, Experiências, Artifícios, Limites, Aprendizados, Consciências, Horizontes e Horrores – e apresenta obras que contribuíram com reflexões instigantes sobre as transformações tecnológicas testemunhadas pela própria história do cinema, como Matrix, de Lilly e Lana Wachowski, Um Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, O Fundo do Coração, de Francis Ford Copolla e Razzle Dazzle: The Lost World, de Ken Jacobs.
A sessão de abertura, na quinta-feira, 18 de julho, às 19h30, apresenta uma das primeiras exibições brasileiras do longa-metragem A Noite Amarela, destaque do Festival de Rotterdam deste ano, dirigido pelo paraibano Ramon Porto Mota. O diretor estará presente para um debate após a exibição. A sessão de encerramento, na quarta-feira, 31 de julho, às 19h30, conta com a ficção-científica Plano Controle, o mais novo filme da realizadora de Baronesa, Juliana Antunes, seguido da versão restaurada do longa-metragem Abrigo Nuclear, de Roberto Pires, um clássico sci-fi brasileiro. Juliana estará presente e participa de uma conversa após a sessão.
Outra estreia importante na cidade é Mirante, longa-metragem experimental de Rodrigo John, que parte de um registro de mais de 10 anos das janelas de um apartamento no Centro de Porto Alegre. Completam a programação brasileira Branco Sai, Preto Fica, o híbrido entre documentário e ficção-científica de Adirley Queiróz, e o retrato das indígenas do Alto Xingu As Hiper Mulheres, de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette, Carlos Fausto. O Auge do Humano, co-produção entre Argentina e Brasil, de Eduardo Williams, ganha sessão comentada pela Gogó Conteúdos Sonoros, a equipe responsável pela criação sonora do filme.
Pioneiras do cinema em destaque
A programação também destaca grandes pioneiras do cinema, com filmes de Maya Deren, nome essencial do cinema de vanguarda, Julie Dash e Zeinabu irene Davis, integrantes do movimento L. A. Rebellion, grupo de realizadores que saíram da Universidade da Califórnia em Los Angeles e transformaram o cinema negro dos Estados Unidos, e Kathleen Collins, diretora de Sem Chão, outro marco da produção afro-americana realizada na década de 1980.
O diálogo com as artes visuais no recorte temático da mostra está presente nas exibições do documentário Giuseppe Penone, sobre a obra de um dos grandes nomes da Arte Povera, que será comentado pelas pesquisadoras Marina Câmara e Maria Ivone dos Santos, e do vídeo da artista Nancy Holt que registra a criação Sun Tunnels, uma das obras-primas da Land Art.
A mostra ainda apresenta filmes impactantes de Michelangelo Antonioni, James Gray, David Cronenberg e Kiyoshi Kurosawa.
Serviço
Os ingressos para cada sessão custam R$ 10,00, com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes da sessão.
A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros.
Mais informações (51) 3289 7453
Programação
ENIGMAS
A Noite Amarela
Brasil, 2019, 100 minutos, DCP
Direção: Ramon Porto Mota
O que pode ser morrer, frente ao medo de existir? Uma viagem de turma de adolescentes paraibanos para uma cidade pequena.
O Mistério de Oberwald
(Il Mistero di Oberwald)
Itália/Alemanha, 1980, 129 minutos, digital
Direção: Michelangelo Antonioni
Sebastian, um homem procurado, chega ao Castelo de Oberwald para matar a rainha, mas desmaia antes do crime. Ele é a imagem do rei assassinado no dia do casamento.
INVESTIGAÇÕES
Mirante
Brasil, 2019, 79 minutos, DCP
Direção: Rodrigo John
Morador observa os habitantes do centro de Porto Alegre, enquanto uma reviravolta na história do Brasil ecoa velhos fantasmas. No vidro das janelas, o lado de fora e o de dentro se misturam, numa sinfonia fora do tempo.
Giuseppe Penone
Brasil, 2018, 52 minutos, HD
Direção: Pedro Urano
Em seu estúdio em Turim, o artista apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra “Elevazione” no Inhotim, visitamos o “jardim das esculturas fluidas” – uma expressiva coleção de esculturas ao ar livre instalada permanentemente por Penone nos arredores de Turim – e flagramos o artista trabalhando no bosque próximo a sua casa de campo em San Raffaele.
ILUSÕES
Matrix
Estados Unidos/Austrália, 1999, 135 minutos, HD
Direção: Lilly e Lana Wachowski
Em um futuro próximo, jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos: está conectado por cabos em um imenso sistema de computadores.
L. A. Rebellion: Julie Dash e Zeinabu irene Davis
Ciclos
(Cycles)
Estados Unidos, 1989, 17 minutos, digital
Direção: Zeinabu irene Davis
Uma mulher aguarda a menstruação. Sua apreensão logo se aprofunda em transe.
Diário de uma Freira Africana
(Diary of an African Nun)
Estados Unidos, 1977, 15 minutos, digital
Direção: Julie Dash
O fluxo de consciência de uma freira negra vivendo em Uganda.
Ilusões
(Illusions)
Estados Unidos, 1982, 36 minutos, digital
Direção: Julie Dash
O encontro entre uma assistente de produção de Hollywood e uma cantora negra contratada para dublar atrizes brancas em cenas musicais.
EXPERIÊNCIAS
Cavaleiros Divinos – Os Deuses Vivos do Haiti
(Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti)
Haiti/Estados Unidos, 1977, 53 minutos, HD
Direção: Maya Deren, Teiji Ito e Cherel Ito
Estudo etnográfico íntimo das danças e rituais de Vodu filmado por Maya Deren durante seus anos no Haiti (1947-1951). Edição feita por Teiji Ito e Cherel Ito nos anos 1970.
Z – A Cidade Perdida
(The Lost City of Z)
Estados Unidos, 2016, 141 minutos, DCP
Direção: James Gray
O explorador britânico Percy Fawcett viaja para a Amazônia no início do século XX e descobre evidências de uma civilização avançada que pode ter habitado a região.
ARTIFÍCIOS
Sun Tunnels
Estados Unidos, 1978, 26 minutos, digital
Direção: Nancy Holt
Sun Tunnels documenta a produção da obra-prima da Land Art criada pela artista Nancy Holt em 1976.
O Fundo do Coração
(One From the Heart)
Estados Unidos, 1982, 107 minutos, HD
Direção: Francis Ford Coppola
Numa Las Vegas onírica, Hank e Frannie decidem que seu casamento chegou ao fim. As novas paixões podem ser tão ilusórias quanto o brilho da cidade que os cerca.
LIMITES
Um Homem com uma Câmera
(Chelovek s kinoapparatom)
União Soviética, 1929, 68 minutos, HD
Direção: Dziga Vertov
A cidade acorda. A câmera-olho inicia sua aventura neste marco da vanguarda soviética dos anos 1920.
O Auge do Humano
(El Auge de Humano)
Argentina, 2016, 100 minutos, DCP
Direção: Eduardo Williams
Exe, argentino, Alf, moçambicano e Archie, das Filipinas, acabam se conhecendo na internet enquanto buscam algum tipo de conexão.
APRENDIZADOS
Sem Chão
(Losing Ground)
Estados Unidos, 1982, 86 minutos, HD
Direção: Kathleen Collins
Professora de filosofia vive crise com o marido, um pintor vanguardista. Longa de estreia Kathleen Collins e marco do cinema negro dos EUA.
O Professor Aloprado
(The Nutty Professor)
Estados Unidos, 1963, 107 minutos, HD
Direção: Jerry Lewis
Professor atrapalhado (e apaixonado) inventa uma fórmula para se transformar em outro homem.
CONSCIÊNCIAS
A Vida de Galileu
(Galileo)
Reino Unido, 1975, 139 minutos, digital
Direção: Joseph Losey
Galileu Galilei busca, por meio de instrumentos e da verificação científica, a validade das teorias de Copérnico. Adaptação da obra de Brecht.
Branco Sai, Preto Fica
Brasil, 2015, 94 minutos, DCP
Direção: Adirley Queiroz
Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, Marquim e Sartana. Dimas vem do futuro para encontrar Sartana e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Marquim trabalha numa invenção que irá levar a voz e a música de Ceilândia para o espaço.
HORIZONTES
As Hiper Mulheres
Brasil, 2012, 80 minutos, DCP
Direção: Takumã Kuikuro, Leonardo Sette, Carlos Fausto
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede a seu sobrinho que realize o maior ritual feminino do Alto Xingu, para que ela possa cantar uma última vez.
Razzle Dazzle: The Lost World
Estados Unidos, 2008, 92 minutos, digital
Direção: Ken Jacobs
Jacobs manipula digitalmente um curta de Thomas Edison de 1903, onde um grupo de crianças monta uma espécie de montanha russa.
HORRORES
Pulse
(Kairo)
Japão, 2001, 118 minutos, HD
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Adolescentes japoneses investigam uma série de suicídios ligados a uma página de internet que promete aos visitantes a chance de se conectarem com os mortos.
eXistenZ
Canadá/Reino Unido, 1999, 96 minutos, HD
Direção: David Cronenberg
Uma renomada designer de jogos de realidade virtual é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Plano Controle + Abrigo Nuclear
Plano Controle
Brasil, 2018, 15 minutos, DCP
Direção: Juliana Antunes
Em um contexto político distópico, Marcela usa um novo serviço do celular para deixar o país.
Abrigo Nuclear
Brasil, 1981, 85 minutos, HD
Direção: Roberto Pires
O planeta foi contaminado por múltiplas explosões nucleares e os sobreviventes dos eventos vivem sob o solo, num abrigo controlado por cientistas. Após um acidente dentro do local, um grupo de rebeldes decide desafiar as restrições impostas e subir para a superfície
GRADE DE HORÁRIOS
18 a 31 de julho de 2019
18 de julho (quinta)
16h – A Vida de Galileu
19h30 – A Noite Amarela + debate com Ramon Porto Mota
19 de julho (sexta)
16h – Branco Sai, Preto Fica
18h –O Mistério de Oberwald
20h30 – Cavaleiros Divinos – Os Deuses Vivos do Haiti
20 de julho (sábado)
16h – Z – A Cidade Perdida
18h30 – Branco Sai, Preto Fica
20h – Giuseppe Penone + debate
21 de julho (domingo)
16h – A Vida de Galileu
18h30 – Sun Tunnels + debate
19h30 – O Mistério de Oberwald
23 de julho (terça)
16h – Matrix
18h30 – Um Homem com a Câmera
20h – O Fundo do Coração
24 de julho (quarta)
16h – O Fundo do Coração
18h – Um Homem com a Câmera
19h30 – O Auge do Humano + debate com integrantes da Gogó Conteúdo Sonoros
25 de julho (quinta)
16h – As Hiper Mulheres
17h30 – Z – A Cidade Perdida
20h – Razzle Dazzle: The Lost World
26 de julho (sexta)
16h – Branco Sai, Preto Fica
18h – O Professor Aloprado
20h – Projeto Raros Especial: Sem Chão + debate com Juliana Costa
27 de julho (sábado)
16h – As Hiper Mulheres
18h – Matrix
20h30 – L. A. Rebellion: Julie Dash e Zeinabu irene Davis
28 de julho (domingo)
16h – Pulse
18h – Um Homem com a Câmera
19h – Mirante + debate com Rodrigo John
30 de julho (terça)
16h – Pulse
18h – Z – A Cidade Perdida
20h30 – eXistenZ
31 de julho (quarta)
18h – eXistenZ
19h30 – Plano Controle + Abrigo Nuclear (debate com Juliana Antunes)