Acabe com a poluição sonora

Chega de barulho!

Poluição sonora pode causar estresse, irritabilidade e até surdez.  Janelas acústicas evitam muitos desses problemas

A poluição sonora é um problema bem conhecido de quem mora em grandes cidades. E esse transtorno só tende a se agravar, já que estudos conduzidos pela Organização Mundial de Saúde apontam que aproximadamente 900 milhões de pessoas poderão perder a audição até 2050, sejam em razão de infecções, uso excessivo de medicamentos e sons muito altos.

Vizinhos barulhentos, trânsito intenso e a proximidade com lugares como aeroportos (onde o pouso e a decolagem de grandes aeronaves é constante) estão entre os fatores responsáveis por essa “epidemia” – que, por ser “invisível”, se configura como uma das grandes vilãs da atualidade no que se refere à saúde auditiva.É aí que entram em cena maravilhas da vida moderna como as janelas acústicas, que ganham cada vez mais adeptos.

Intensidade do som

A Weiku é uma das empresas que atuam nesse ramo e tem abastecido os consumidores com esquadrias de PVC de alta tecnologia. O material não permite que o som seja conduzido para o interior da residência, o que faz dele uma excelente opção em termos de isolamento acústico.

Segundo o fabricante, as peças são submetidas a análises técnicas minuciosas, que levam em conta a frequência, a intensidade dos sons e o ambiente onde os produtos serão instalados. Obviamente pessoas que moram em cidades como São Paulo são as mais beneficiadas. Um estudo realizado pela Associação Brasileira para Qualidade Acústica aferiu que aqueles que permanecem entre as avenidas Paulista, 23 de Maio e 9 de julho em horários de pico estão sujeitas a barulhos entre 86 e 95 decibéis.


O material não permite que o som seja conduzido para o interior da residência
Foto Miro Martins

Barulho excessivo, saúde prejudicada

Além do desconforto imediato, a exposição a ruídos muito acima do recomendável gera diversos sintomas indesejados: dor de cabeça, irritação, tontura, estresse, agressividade, perda de atenção e concentração, insônia e, por fim, surdez. Um dos “sinais de alerta” é a necessidade de aumentar a TV, mesmo quando o volume já está alto, ou a dificuldade de se concentrar em um único som quando há outros por perto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis (dB). A partir de 76 dB, a coisa se agrava consideravelmente: após receber uma potência de 100 dB, a pessoa está sujeita a um trauma auditivo que pode acarretar em surdez. E em 120 dB, lesões do nervo auditivo podem ocorrer, provocando um zumbido constante nos ouvidos, além de tonturas. 140 dB podem levar à destruição total e o estouro do tímpano.

Isolamento acústico

Os especialistas da Weiku explicam que a melhor estratégia para “blindar” a casa de transtornos causados por ruídos é promover o tratamento e o isolamento acústico ainda na fase de construção da propriedade. Janelas concebidas com o tamanho perfeito para o espaço a que se destinam entregam melhores resultados. A empresa conta com uma linha de janelas que reduz o nível de ruído em até 35 dB.

Demonstração do uso de janelas acústicas

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.